O maior evento, em Portugal, sobre treino desportivo realizou-se em Braga. De acordo com o programa da Braga Cidade Europeia do Desporto, as palestras e atividades teórico-práticas decorreram no Pavilhão da Universidade do Minho.

A sétima edição do Fórum do Treinador de futebol e de futsal decorreu entre segunda-feira e terça-feira, na Universidade do Minho, em Braga. O maior evento em Portugal sobre treino desportivo foi organizado pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol e incluiu palestras com os maiores especialistas mundiais nestas matérias, workshops práticos das modalidades de futebol e futsal e painéis de discussão sobre temáticas atuais.

O evento, inserido na programação da Braga Cidade Europeia do Desporto 2018, decorreu no pavilhão da Universidade do Minho. No primeiro dia de conferências, técnicos amadores e profissionais preencheram os lugares do recinto.

A sessão de abertura foi marcada por elogios aos treinadores responsáveis pelas recentes conquistas europeias das seleções nacionais de futebol e futsal. “Na base do sucesso das equipas está o trabalho dos seus treinadores que, por fruto da sua qualidade e metodologia de treino, têm alcançado êxitos extraordinários”, referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga.

Seguiu-se a primeira conferência do evento, “A importância da tenacidade mental no rendimento desportivo”, a cargo de Jorge Silvério, psicólogo da área desportiva. Nesta segunda-feira, numa plateia com cerca de 500 pessoas, estiveram presentes nomes como Augusto Inácio e Manuel Cajuda.

“Como chegar a campeão europeu” foi a primeira conferência na terça-feira. O selecionador nacional de futsal, Jorge Braz, que conquistou o título de campeão europeu da modalidade, discursou sobre esta temática.

No decorrer do último dia do Forúm do Treinador de futebol e de futsal, Paulo Fonseca, técnico dos ucranianos do Shakhtar Donetsk, fez parte da palestra “Ser campeão no estrangeiro”. Rui Vitória, treinador do SL Benfica, discursou esta terça-feira na sessão de encerramento.

O técnico dos encarnados foi o orador do painel “Os caminhos para chegar a campeão nacional” e afirmou que “os jogadores têm de sentir prazer no que estão a fazer. Saber até onde vai a arte e onde vai o trabalho.” Rui Quinta, técnico do Sporting de Espinho, foi o moderador deste debate.

O Fórum do Treinador de futebol e de futsal foi um partilha de ideias entre vários técnicos sobre diferentes metodologias e sobre os mais recentes instrumentos e tecnologias disponíveis na área do treino.