Nos próximos três dias, alguns alunos do ensino secundário vão participar em formações especiais na UMinho.

A Universidade do Minho preparou para esta semana um conjunto de formações e atividades académicas para os estudantes com melhor desempenho das escolas secundárias da região.

A UM voltou a acolher os melhores alunos de meia centena de escolas secundárias dos distritos de Braga, Bragança, Viana do Castelo e Vila Real para uma formação especial. De segunda a quarta-feira, os 220 alunos assistirão a aulas dedicadas à iniciativa e integrarão equipas internacionais de investigação.

Para a Reitoria, a iniciativa contribui para uma maior aproximação dos mais jovens ao contexto académico e pretende ser um incentivo para a formação e investigação superiores. A academia minhota pretende também sensibilizar a comunidade em geral para o conhecimento produzido nesta universidade.

O programa começou esta manhã, dia 26, com a receção dos alunos nos campi universitários de Gualtar (Braga) e de Azurém (Guimarães) pela vice-reitora Margarida Casal e a pró-reitora Linda Veiga, respetivamente. Os estudantes foram depois integrados em programas delineados por diferentes Escolas e Institutos da academia, conforme os seus interesses. As formações dividem-se pelas áreas de ciências, medicina, enfermagem, psicologia, educação, direito, letras e ciências humanas, economia e gestão, ciências sociais e engenharia.

As atividades programadas vão da aprendizagem de cirurgias simples e a prestação de primeiros socorros à construção de um olho artificial ou a simulação de um julgamento penal, entre outros. Alguns estudantes serão ainda integrados no ensaio da Orquestra e do Coro de Alunos da Licenciatura em Música da universidade, para a performance da obra “Stabat Mater, Op. 58”. A peça musical de Antonín Dvorak será apresentada à noite, na Igreja Santa Cruz em Braga.

O programa termina na próxima quarta-feira à tarde com uma sessão de encerramento no campus de Gualtar que contará com a presença do reitor Rui Vieira de Castro. Os presidentes das Escolas e Institutos da universidade e os responsáveis das instituições de ensino secundário associadas ao programa também estarão presentes.