Vimaranenses derrotados em casa. A equipa de Fernando Sá já está apurada para a fase de apuramento do campeão.

O Vitória SC voltou às derrotas na Liga Placard. Em jogo da 20ª jornada, a formação minhota perdeu com o Illiabum por 72-81 no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense.

Depois do triunfo na primeira volta do campeonato (87-92), o conjunto de Fernando Sá procurava bater novamente uma formação que via neste desafio uma oportunidade soberana para cimentar o seu lugar na parte superior da tabela classificativa.

Nesse sentido, o Illiabum entrou melhor na partida, conseguindo fazer os primeiros quatro pontos do encontro. O Vitória SC tentou reagir, mas a formação de Ílhavo estava a ser mais eficaz a defender e também no momento de atacar.

Assim sendo, foi com alguma naturalidade que o conjunto visitante chegou a uma vantagem de 14 pontos de diferença (8-22) quando faltavam jogar menos de quatro minutos no período inaugural. Ainda assim, nessa altura do encontro, Fernando Sá pediu um tempo técnico e a equipa vimaranense conseguiu reduzir no marcador até ao final do primeiro quarto (17-25).

No período seguinte, o conjunto do distrito de Aveiro voltou a ser o mais competente e determinado. Isso aconteceu de tal forma que a equipa de Pedro Nuno chegou a meio do segundo quarto a vencer por 18-33. Nesse momento gerou-se uma pequena confusão entre Elvis Évora, do Vitória SC, e Marko Loncovic, do Illiabum, que fez com que um adepto da formação forasteira protestasse de forma veemente.

Tendo em conta a situação, o árbitro Sérgio Silva pediu às autoridades policiais que expulsassem essa pessoa da bancada. O jogo prosseguiu e o Vitória SC continuou a ter uma exibição negativa, sobretudo em termos defensivos. Ao intervalo, o marcador assinalava 31-43.

No terceiro período, a partida foi ainda mais desnivelada. Apesar de parecer no início desta fase do jogo que a formação minhota estava mais determinada em virar o encontro, rapidamente se percebeu que não passava de uma intenção. O Illiabum manteve o controlo do desafio e até conseguiu dilatar a vantagem. No final do terceiro quarto, a diferença era de 15 pontos (47-62).

Quanto ao período derradeiro do encontro, o Vitória SC fez mais pontos que o adversário (25-19), mas foi insuficiente para colocar em causa o triunfo da equipa visitante. Com a vitória por 72-81, o Illiabum dá um passo importante na qualificação para a fase de apuramento do campeão, sendo que se apuram os seis primeiros classificados.

A duas jornadas do fim da fase regular da Liga Placard , o conjunto de Ílhavo está no sexto lugar, com 31 pontos, mais dois que a Ovarense, que está na posição imediatamente a seguir. Por seu turno, o Vitória SC encontra-se no quarto posto, com 32, estando já qualificado para a fase que engloba as melhores equipas da competição. A equipa de Fernando Sá tinha novo jogo marcado em casa para este domingo, às 18 horas, desta vez frente ao Terceira Basket. No entanto, a partida foi adiada para data a definir devido ao facto de o clube açoriano ter ficado retido no aeroporto quando se preparava para viajar para o continente.