É a primeira vez que a AAUM se candidata a albergar uma edição dos CNU apenas em Guimarães. Candidatura abrange nove modalidades.

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) anunciou ontem, em Guimarães, a candidatura à organização dos Campeonatos Nacionais Universitários de 2019. Objetivo anunciado da lista de Nuno Reis à presidência da associação, a candidatura abrange nove diferentes modalidades e é realizada em conjunto com os Serviços de Ação Social (SASUM) e a Câmara Municipal de Guimarães.

A AAUM propõe-se, assim, a organizar as fases finais de futebol, futsal, basquetebol, andebol, hóquei em patins, voleibol e ginástica artística entre 1 e 14 de abril de 2019, apenas na cidade de Guimarães – uma estreia em já sete edições em terreno minhoto.

A associação académica estima que cerca de 2500 atletas participem nestas fases finais e que sejam necessários mais de 150 voluntários e técnicos na organização do evento.

Uma das novidades desta candidatura é a proposta de criação de um “Conselho Verde” para o evento, em parceria com o município de Guimarães e a Universidade do Minho – esta através do Laboratório da Paisagem.

Segundo Nuno Reis, presidente da associação, este Conselho vai levar a cabo alguns projetos no sentido de baixar a pegada ecológica do evento. “Tencionamos ter alguns mecanismos de monitorização de consumos energéticos, é ideia poder reduzir o consumo de plásticos, substituindo as normais garrafas de água por pontos de abastecimento”, exemplificou.

A academia minhota albergou pela última vez campeonatos universitários a nível nacional em 2015, com os seus atletas a conquistarem o primeiro lugar nas modalidades de andebol masculino, escalada, futebol de 11, futsal masculino, voleibol feminino, juntando também um segundo lugar em hóquei em Patins e medalhas de bronze no basquetebol masculino e no judo.