Depois do sucesso da primeira edição, o programa foi alargado e conta agora com 19 pares.

A segunda edição do Mentorias Uminho teve início esta sexta-feira com a sessão de apresentação dos mentores aos alunos inscritos no programa. Os profissionais acompanharão os respetivos estudantes enquanto terminam os estudos e se preparam para ingressar no mercado de trabalho.

Depois do sucesso alcançado na edição piloto, o programa lançado no ano passado conta agora com um maior número de participantes, passando a envolver 19 pares. Os mentores, ex-alunos da Universidade do Minho com percursos profissionais relevantes, prestarão auxílio a estudantes finalistas de licenciatura ou alunos do 4º e 5º ano de mestrado integrado em várias áreas científicas.

A iniciativa insere-se num projeto mais amplo, denominado “Tutorias por Pares e Mentorias UMinho”, que inclui programas de mentoria de alunos do primeiro até ao último ano de estudos. A Universidade espera que os mentores “contribuam para a valorização pessoal e profissional” dos mentorandos.

A sessão de abertura começou às 12h15 de sexta-feira no salão nobre da Reitoria da Universidade do Minho, situado no Largo do Paço em Braga. Nela marcaram presença vários representantes das escolas e institutos da UM, bem como Guilherme Pereira, pró-reitor para a Avaliação Institucional e Projetos Especiais da academia minhota.