A obra vai permitir a ligação entre o campus de Azurém e o centro da cidade de Guimarães.
Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho, e Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, visitaram esta terça-feira as obras de reperfilamento da rua de Francos, que passará a ligar o campus de Azurém ao centro da cidade. A inauguração está marcada para 24 de junho.
Rui Vieira de Castro, que considera a obra que estrutura a traseira do campus como uma “velha necessidade”, ficou satisfeito com o que viu. “Isto tinha problemas e não correspondia às aspirações de todos. É com muito agrado que vemos o estado avançado em que esta intervenção se encontra”, afirmou o reitor. Domingos Bragança, protagonista no arranque e apoio à intervenção, realçou a importância dos novos espaços verdes, acreditando que “a centralidade de Azurém também inclui agora a universidade”.
O projeto, iniciado a 19 de junho de 2017, previa a colocação de passeios pedestres que permitissem a ligação entre a rua 24 de Junho e as residências universitárias e a a distribuição de arborização ao longo do traçado. A demolição do pavilhão desportivo existente e desativado, assim como um edifício situado perto do Bar da Associação também constam no plano. A área total intervencionada chega aos 17.500 m² e o custo é de, aproximadamente, 1,15 milhões de euros.