O cartaz completo foi anunciado esta quarta-feira, depois de Capitão Fausto, Richie Campbell, Tiago Bettencourt, entre outros, já terem sido confirmados.

Está entregue o cartaz final das Monumentais Festas do Enterro da Gata 2018. A edição deste ano conta com muitas novidades relativamente a anos anteriores, com o destaque a ser dado ao domingo, que é completamente dedicado aos grupos culturais da universidade, e às confirmações de Agir e The Legendary Tigerman.

O tema deste ano é “A Gata quer casa”. Segundo Nuno Reis, presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, este está “directamente relacionado com o alojamento estudantil”, tocando também no problema da sede da associação académica da UMinho. O presidente da AAUM criticou a falta de apoio e os problemas em torno do investimento em acção social e alojamento de estudantes, especialmente devido a atrasos neste investimento.

Em entrevista ao ComUM, Nuno Reis aproveitou ainda para fazer o apelo aos estudantes da Universidade do Minho, para “que se associem ao tema, seja nas próprias barracas no Enterro, como já tem acontecido, seja no cortejo, e para que também eles possam ser a mensagem que nós queremos passar”.

O que é nacional, é bom

Até esta quarta-feira, conhecíamos seis nomes do cartaz deste ano, que preenchiam três dias, todos eles portugueses. Os Capitão Fausto e Slow J tinham sido confirmados para a terça-feira, dia 15, Mundo Segundo & Sam The Kid e Kappa Jotta para a quinta-feira, e a fechar a edição estão Tiago Bettencourt e Richie Campbell.

O anúncio no espaço AAUM, no campus de Gualtar, mostrou as restantes vagas preenchidas. Todos os nomes são nacionais. Nuno Reis mencionou também que este ano houve “uma descida considerável ao orçamento, em cerca de 100 mil euros”.

O cartaz pode ser consultado aqui:

cartaz

AAUM/enterrodagata.com

Na noite de abertura, vão atuar Agir, o cabeça-de-cartaz desse dia, e Fernando Daniel. O domingo será praticamente ocupado pelos grupos culturais da universidade, mais Quim das Remisturas a encerrar a noite, com mais grupos culturais a serem espalhados pelos diferentes dias.

A segunda-feira marca o regresso de The Legendary Tigerman a festas universitárias minhotas. O projeto de Paulo Furtado passou pelo Festival de Outono, em outubro, e o músico volta assim a trazer o álbum “Misfit”. O outro nome da noite é Needle, banda vencedora do concurso UMplugged.

Uma das maiores novidades deste ano é talvez a ausência de Quim Barreiros da noite de quarta-feira. O artista popular português tornou seu o grande dia das festas do Enterro da Gata, e este ano é substituído por Emanuel. O segundo grupo é outro residente das festas académicas minhotas, o grupo Kalhambeke.

Sobre o cartaz, a AAUM disse que procuraram um cartaz “com nomes mais nacionais”, prescindindo do habitual nome internacional (o ano passado, esse nome foi Gentleman). Outras atividades durante a semana incluem a arruada dos Bombémia pela cidade, no dia 12. O primeiro dia consiste apenas nas serenatas do Largo do Paço, e o velório da gata.

As festas decorrem no Estádio Municipal de Braga durante entre os dias 11 e 18 de maio.