Num jogo que conseguiram controlar, os minhotos venceram o SC Tomar por 5-2. A formação de Viana do Castelo consegue, assim, a terceira vitória consecutiva no campeonato.

Depois da pausa da Páscoa, em jogo a contar para a 20ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de Hóquei em Patins, a Juventude de Viana venceu, em casa, o SC Tomar por 5-2. Os minhotos somaram a terceira vitória consecutiva na competição.

Depois do triunfo conseguido frente ao HCP Grândola na jornada anterior, por 2-6, a Juventude de Viana tinha como objetivo continuar a série de boas prestações no campeonato. Por sua vez, na deslocação a Viana do Castelo, o SC Tomar pretendia alcançar a quarta vitória consecutiva.

Em antevisão, o atleta minhoto Nuno Santos referiu que a formação minhota iria enfrentar “uma equipa super moralizada, que venceu nas últimas três jornadas” e que vinha de uma “vitória importante sobre a Oliveirense”.

Ambas as formações entraram no Pavilhão Municipal de Monserrate de forma calculada, claramente a apalpar terreno. A Juventude de Viana conseguiu quebrar a igualdade e marcar o primeiro golo da partida, por via de Nélson Pereira, aos cinco minutos.

Após este tento, os vianenses ganharam confiança e tentaram ao máximo aumentar a vantagem, conseguindo mesmo chegar aos 2-0, dois minutos depois. O segundo golo foi marcado por Francisco Silva, na recarga após uma grande penalidade.

Ao ver-se a perder, o SC Tomar foi atrás do resultado e conseguiu equilibrar o encontro, começando a existir lances de perigo para ambas as equipas. Porém, as formações foram infelizes nas finalizações, não existindo mudanças no resultado durante largos minutos.

Ainda assim, foi a Juventude de Viana a encontrar o caminho para as redes contrárias, após 15 minutos decorridos. Francisco Silva fez o segundo golo na partida, após assistência de Tó Silva.

A desvantagem causou uma reação da equipa de Tomar que, com um ataque mais agressivo, criou algum perigo à baliza dos minhotos. No entanto, a Juventude de Viana manteve a compostura e a vantagem, conseguindo voltar a equilibrar e controlar o jogo.

Ao intervalo, o resultado encontrava-se em 3-0, a favor da formação de Viana do Castelo, que pretendia manter a mesma consistência na segunda parte da partida.

No reinício da partida, a Juventude de Viana manteve o controlo do jogo. Apesar disso, o SC Tomar conseguiu marcar o primeiro golo da partida, por via de João Alves, mais conhecido por Joka, aos seis minutos do segundo tempo, após uma jogada de contra-ataque, que colocou o resultado em 3-1.

A Juventude de Viana respondeu pouco tempo depois, por Emanuel Garcia, que marcou dois golos num espaço de cinco minutos. O primeiro aos nove da segunda parte (4-1) e o segundo aos 13 (5-1).

Após o aumento repentino da vantagem, os minhotos assumiram ainda mais o controlo da partida, não permitindo que o SC Tomar causasse grande perigo à sua baliza. É de notar, também, a prestação de alto nível do guarda-redes da Juventude de Viana, Jorge Correia, que defendeu várias tentativas por parte da equipa adversária.

Porém, o guardião minhoto sofreu o segundo golo da partida, na repetição de um livre direto por Ivo Silva, a dois minutos do fim do jogo, que colocou o resultado em 5-2.

Após esta partida, a Juventude de Viana mantém-se no sexto lugar do campeonato nacional e prepara-se para enfrentar a UD Oliveirense na próxima jornada. Esse encontro tem lugar no dia 21 de abril. Por sua vez, o SC Tomar mantém-se no oitavo posto e enfrenta o HC Maia no sábado, em partida a contar para a Taça de Portugal.