Golo de Briseño para lá da hora penaliza ineficácia minhota. Os minhotos "colaram-se" assim ao Sporting CP.

O SC Braga deslocou-se, este sábado, a casa do Feirense, não indo além de um empate a duas bolas (2-2), em jogo a contar para a 29ª jornada da Liga NOS. Com este empate, os arsenalistas igualam os mesmos 65 pontos do Sporting, mas podem ver o rival de Alvalade a escapar novamente.

O jogo começou sem um domínio evidente de qualquer uma das formações. Às incursões ofensivas iniciadas pelo SC Braga, o Feirense respondia da mesma maneira. No entanto, o primeiro aviso foi dos visitantes, que só não deu em golo porque a bola embateu com estrondo no poste, depois de um desvio dividido entre Ricardo Horta e Flávio Ramos.

Naturalmente, após este período, a formação de Abel Ferreira começou a pegar nas rédeas do jogo, mostrando um bom envolvimento atacante. Num desses movimentos de ataque, os “Gverreiros” criaram mais uma ocasião soberana para abrir o ativo. Ricardo Horta atirou de primeira, já dentro da área, com a bola a ser defendida pelo guardião brasileiro do Feirense, para desespero dos arsenalistas que ainda viram o esférico a embater caprichosamente no poste.

O mote estava dado, e o SC Braga continuou com a mesma postura em campo, materializando o ascendente à passagem da meia hora. Cruzamento bem tirado por Horta, a encontrar a cabeça de Paulinho, que livre de marcação só teve de empurrar a bola para as redes da baliza.

A toada manteve-se e o marcador podia ter sido alterado novamente, agora por Esgaio, após excelente golpe de cabeça. O intervalo aproximava-se, e o melhor que os “fogaceiros” voltariam a fazer reduzia-se a um cabeceamento de Flávio Ramos por cima da barra da baliza arsenalista. O intervalo chegava com vantagem para a equipa minhota.

A segunda parte iniciou-se com o SC Braga a tentar gerir as operações da partida. Contudo foi o Feirense a empatar, e pelo jogador mais inconformado da formação de Santa Maria da Feira. Falamos de Luís Machado, que num momento de inspiração à entrada da área colocou a bola no ângulo da baliza de Matheus. Partida igualada, a abordagem ao jogo modificava-se novamente, sobretudo para os bracarenses.

E assim foi, o SC Braga partiu novamente  para cima do adversário, depois de alguns minutos de anarquia e indefinição no seu jogo. Foi já com Dyego Souza em campo que os minhotos empurraram novamente o Feirense para a sua zona defensiva, chegando mesmo ao segundo golo por intermédio do luso-brasileiro, aos 82 minutos. Contudo, quando já não se anteviam alterações de maior no desfecho do jogo, apareceu Briseño nas alturas a bater Matheus, carimbando o resultado final em 2-2. Este tento do venezuelano veio, de certa forma, penalizar a ineficácia dos “Gverreiros do Minho” que desperdiçaram várias oportunidades para dilatar a vantagem ao longo da 2ª parte.

Contas feitas, o SC Braga soma agora 65 pontos, ascendendo ao 3º lugar da Liga NOS, embora com mais um jogo que o Sporting. Já o Feirense ganha importante ponto na luta pela permanência, mantendo-se ainda assim no 17º posto, agora com 24 pontos.

Na próxima jornada, a equipa do SC Braga tem nova deslocação, desta feita ao terreno do Paços de Ferreira, em jogo da 30ª jornada do campeonato. Este jogo é visto como mais uma final para a equipa de Abel Ferreira na luta pelo pódio da tabela.