SC Braga termina a temporada com o maior número de golos e de pontos da história do clube minhoto. Os arsenalistas ficaram na quarta posição da Liga NOS.

Em 52 jogos oficiais, o SC Braga somou 33 vitórias, 12 derrotas e sete empates. Embora tenha sido a melhor época do clube em termos de pontos e de golos, a perda de pontos nas últimas duas jornadas da Liga NOS e as saídas prematuras da Taça CTT e da Taça de Portugal deixaram algo a desejar aos adeptos bracarenses.

O SC Braga começou a temporada da melhor forma – mesmo com 17 jogadores novos – ao conseguir o passaporte para a fase de grupos da Liga Europa, após eliminar o AIK e o FH Hafnarfjordur. Apesar de terem tido alguns deslizes no início da época, os Gverreiros do Minho apresentaram regularmente boas prestações nos jogos oficiais.

Porém, o mesmo não pode ser dito dos adeptos, que, devido a comportamentos racistas frente ao Ludogorets e Desportivo das Aves, foram advertidos. No primeiro caso, a UEFA mandou encerrar um setor das bancadas na partida frente ao Hoffenheim. Já o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol castigou o clube com um jogo à porta fechada, mas os minhotos recorreram da decisão e foram ilibados.

Com o avançar do tempo, o SC Braga manteve-se a um bom nível, terminando mesmo na primeira posição do grupo C da Liga Europa, com dez pontos, enquanto também consolidava o quarto posto da Liga NOS. Contudo, em novembro, os minhotos foram afastados da Taça de Portugal pelo Rio Ave, na quarta eliminatória, por 1-0.

No mês seguinte, os Gverreiros do Minho viram-se fora da Taça CTT, após terem ficado na última posição do grupo A, com dois pontos. Estas saídas prematuras das competições nacionais deixaram a equipa um pouco abalada, com o técnico Abel Ferreira a assumir o “momento duro” dos arsenalistas.

Embora não estivessem ao melhor nível, os atletas do SC Braga continuaram a juntar pontos, conseguindo cinco vitórias em sete jogos após a saída da Taça de Portugal. No entanto, a nível internacional, o embate frente ao Marselha para os 16 avos de final da Liga Europa foi infeliz para os minhotos, que se viram eliminados da competição, após o agregado de 3-1 a favor dos franceses.

Estando apenas focados na Liga NOS, os arsenalistas aglomeraram oito vitórias nos últimos 11 jogos, que permitiram aumentar a vantagem sobre o quinto classificado e ficar na expetativa de chegar ao terceiro posto da competição. Porém, com um empate e uma derrota nas últimas duas jornadas, o SC Braga terminou a Liga NOS com 75 pontos, apenas a três do terceiro classificado Sporting CP.

Esta temporada ficará na história como sendo a melhor do clube, com os recordes de pontos e de golos (101) no campeonato. Porém, os Gverreiros do Minho sonham com algo mais na próxima época.