Rally de Portugal realiza-se a partir de quinta-feira. Cidade de Fafe novamente no fecho da competição.

O mundo do desporto automóvel volta a estar de olhos postos em Portugal. Entre quinta-feira e domingo, os melhores pilotos nacionais e internacionais de rali passam pelo norte do país, com destaque para a região do Minho. O Rally de Portugal é a quinta etapa do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) de 2018.

O primeiro dia de provas começa em Paredes com o Shakedown, o derradeiro teste para os pilotos antes da cerimónia da partida oficial em Guimarães, no Campo de São Mamede, junto ao Castelo. Os 88 automóveis saem desse local em direção ao centro, passando por alguns pontos emblemáticos da cidade. Posteriormente, arranca a competição com a Super Especial de Lousada.

Na sexta-feira, os pilotos vão até ao Alto Minho (Viana do Castelo, Caminha e Ponte de Lima) e participam na Super Especial Porto Street Stage. O Rally de Portugal está de regresso à Invicta depois de no ano passado esta etapa da prova ter acontecido em Braga.

No terceiro dia, a competição segue para Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto e Amarante, repetindo-se o percurso do ano passado. No domingo, para além das passagens por Montim e Luílhas, a prova disputa-se em Fafe, palco de todos os troços desse dia. A cerimónia de pódio volta a ter lugar na marginal de Matosinhos.

Ogier procura sexta vitória seguida em Portugal

A lista de inscritos no Rally de Portugal volta a contar com os principais nomes do WRC. As atenções estão apontadas sobretudo para o pentacampeão do mundo e atual líder da competição, Sébastien Ogier (M-Sport). O piloto francês tem a possibilidade quebrar o recorde de 30 anos do finlandês Markku Alen, vencedor de cinco edições consecutivas do Rally de Portugal.

Para além de Ogier, o belga Thierry Neuville (Hyundai), que é segundo classificado da geral, o finlandês Jari-Matti Latvala (Toyota) e o britânico Chris Mekke (Citroën), vencedor da prova em solo nacional no ano passado, são alguns dos nomes mais sonantes que vão marcar presença no evento.

A nível internacional, o Rally de Portugal é também pontuável para o WRC 2 e o WRC Junior. Para além disso, a prova está também integrada no Campeonato Nacional de Ralis. O destaque vai para os regressos de José Pedro Fontes e Armindo Araújo, tetracampeão nacional entre 2003 e 2006.

O Rally de Portugal desenrola-se pelo quarto ano consecutivo no norte do país, sendo que se destaca a passagem do pilotos por Fafe no último dia, onde se espera milhares de admiradores da modalidade.