Com o Braga Open, a cidade minhota recebe pela primeira vez uma competição inserida no ATP Challenger Tour. O torneio traz ao Clube de Ténis de Braga os melhores atletas nacionais.
Começa este sábado, nos courts de terra batida do Clube de Ténis de Braga, o Braga Open, torneio do Challenge Tour. É a primeira vez que a cidade minhota acolhe uma competição desta categoria que está sob a égide do organismo que tutela o ténis a nível mundial, a Associação de Tenistas Profissionais (ATP).
A prova conta com a presença dos melhores atletas portugueses da modalidade, à exceção de João Sousa. Gastão Elias, Pedro Sousa, João Domingues, Gonçalo Oliveira, Frederico Silva, João Monteiro, Frederico Gil e Tiago Cação entram diretamente para o quadro principal.
Para além disso, mais seis jogadores lusos competem a partir da ronda de qualificação, com destaque para os bracarenses Hugo Maia e Gonçalo Ferreira, de 17 anos, duas das maiores promessas do ténis português.
O primeiro Challenger da ATP em Braga, incorporado na programação da Cidade Europeia do Desporto (CED), também recebe atletas internacionais de 11 nacionalidades, entre eles Casper Ruud, Alex De Minaur e Félix Auger-Aliassime.
O Minho volta a receber uma prova de ténis desta categoria. A última competição tinha sido o Challenger de Guimarães, em 2013, que depois foi extinto.
Na quarta-feira, na apresentação do torneio, Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, mencionou que o objetivo da CED é “proporcionar aos bracarenses competições de grande nível nacional e internacional e no maior leque possível de modalidades.” Assim, “este Open é mais uma grande competição numa modalidade com muitos praticantes e que já tem muita tradição na nossa cidade.”
Outros dos destaques deste torneio é o prize money de 50 mil dólares (cerca de 42 mil euros), que Ricardo Rio mencionou ser “algo novo para Braga e que reflete a aposta clara na organização deste evento que se espera que crie raízes” na cidade.
O qualifying do Braga Open joga-se este fim-de-semana, sendo que os tenistas do quadro principal entram em ação a partir de segunda-feira. A final do torneio está agendada para domingo, 13 de maio.