Atleta vimaranense ganha terceiro torneio ATP World Tour da carreira. O tenista de 29 anos bateu Frances Tiafoe na final.
João Sousa tornou-se no primeiro tenista português a ganhar o Estoril Open. O atleta natural de Guimarães venceu este domingo o norte-americano Frances Tiafoe por 2-0, com um duplo 6-4, na final desta competição do ATP World Tour. O jogo demorou uma hora e 19 minutos.
Após ter eliminado o russo Daniil Medvedev, o compatriota Pedro Sousa, o britânico Kyle Edmund e o grego Stefano Tsitsipas, João Sousa tornou-se no segundo português a atingir o jogo decisivo do Estoril Open. O primeiro foi Frederico Gil, em 2010, quando a prova ainda era disputada no Jamor, em Oeiras, sendo que perdeu frente ao espanhol Albert Montañes.
Desta vez, no court central de terra batida do Clube de Ténis do Estoril, em Cascais, a história foi diferente para as cores lusas. João Sousa começou bem a partida, ao quebrar logo o segundo serviço de Frances Tiafoe.
Apesar do atleta norte-americano ter respondido na mesma moeda, o minhoto voltou a conseguir um break e, com isso, ganhar uma importante vantagem. O número 68 do ranking mundial conquistou a vitória no primeiro set num jogo de serviço em que anulou três break points de Frances Tiafoe.
Na segunda partida, apesar do equilíbrio, João Sousa foi novamente mais forte. Depois de ter triunfado por 6-4 no set inaugural, o atleta de 29 anos venceu o segundo também por 6-4 e ganhou o tão almejado título.
João Sousa conquista, assim, o terceiro título ATP World Tour da carreira. O número um português já tinha triunfado em Kuala Lumpur, Malásia, em 2013, e em Valência, Espanha, em 2015.
Para além de ter jogado a prova de singulares, o atleta minhoto competiu ainda em pares ao lado do argentino Leonardo Mayer. A dupla chegou até às meias-finais, onde foi eliminada pelos britânicos Kyle Edmund e Cameron Norrie, que venceram o torneio nesta categoria.