Valencianos não foram capazes de controlar o conjunto forasteiro. A luta pela manutenção continua na próxima jornada.
Na receção ao HC Turquel, o Valença HC sofreu a sua terceira derrota consecutiva no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de Hóquei em Patins, desta vez por 2-5. Após um jogo controlado pelo adversário, os minhotos mantêm-se em perigo de despromoção do primeiro escalão.
Depois da derrota sofrida às mãos da Juventude de Viana, na jornada anterior, o conjunto de Valença pretendia regressar às vitórias e sair da zona de perigo de despromoção. Por sua vez, nesta 24ª jornada, o HC Turquel aspirava também regressar às boas prestações e garantir a manutenção, após uma derrota pesada frente à UD Oliveirense, no fim de semana anterior.
Ambas as equipas entraram no Pavilhão Municipal de Valença de forma calculada, claramente a “apalpar terreno”. Contudo, o HC Turquel rapidamente ganhou confiança e começou a controlar a partida, após uma clara exploração dos pontos fracos da defesa minhota.
Assim, devido ao controlo da posse de bola, os alvinegros chegaram à vantagem aos quatro minutos de jogo, com golo de André Moreira. O mesmo voltaria a marcar apenas três minutos volvidos, aumentando a vantagem dos turquelenses para 0-2. A desorganização da formação de Valença levou a mais um golo sofrido, desta vez às mãos de Luís Silva, a três minutos do descanso. O resultado de 0-3 no marcador manteve-se até ao intervalo.
No segundo tempo, os minhotos saíram dos balneários mais compactos e mais organizados no seu ataque, o que permitiu a Nuno Pereira “Miccoli” reduzir para 1-3. Porém, apenas dois minutos depois, o HC Turquel repôs a diferença de três golos no marcador, com golo e consequente hat-trick de André Moreira.
Com o resultado da partida em 1-4, ambas as equipas mantiveram o equilíbrio do jogo durante vários minutos, não existindo oportunidades claras de golo. No entanto, o Valença desperdiçou uma grande penalidade que poderia reduzir a liderança do Turquel, com um remate ao poste de Zé Braga.
Os turquelenses, um minuto depois, aumentaram a sua liderança para 1-5, após a conversão de um livre direto de Vasco Luís. Este golo motivou ainda mais os forasteiros, que tiveram várias oportunidades de golo durante os minutos seguintes, mas o guarda-redes minhoto, Sobral, não permitiu mais golos durante o resto da partida. Valeu ao Valença HC mais uma grande penalidade, a dois minutos do fim, que permitiu a Guido Pellizari reduzir e colocar o resultado final em 2-5.
Após esta partida, o Valença HC mantém-se na 12ª posição do campeonato, com 16 pontos, ficando na linha de água de despromoção. Os minhotos preparam agora o próximo encontro com a UD Oliveirense, onde aspiram vencer para regressar aos lugares de manutenção.