Xico Andebol ganha na casa do Belenenses. Reviravolta no marcador foi insuficiente para alimentar a esperança de ficar no primeiro escalão.

A vitória do Xico Andebol sobre o Belenenses por 31-32, na deslocação ao Restelo, foi insuficiente para manter em aberto o objetivo da manutenção. Apesar do triunfo na 12ª jornada do Grupo B da Fase Final do Campeonato Andebol 1, a formação de Guimarães viu ser confirmada a descida ao segundo escalão com a igualdade do AC Fafe frente à ADA Maia/ISMAI.

Os minhotos visitaram Belém com a aspiração de regressar às vitórias, após duas derrotas consecutivas, e com o intuito de continuar a lutar pela permanência. Os lisboetas, por sua vez, também pretendiam voltar aos triunfos, depois do empate frente ao São Bernardo na jornada anterior.

No Pavilhão Acácio Rosa, a primeira parte do jogo foi melhor para o Belenenses, que conseguiu chegar ao intervalo com uma vantagem de quatro golos (17-13). Porém, os atletas do Xico Andebol saíram galvanizados dos balneários e deram o máximo para encurtar a liderança do adversário no marcador.

Essa energia da turma de Pedro Correia fez com que o jogo terminasse de forma emocionante, com ambas as equipas a lutarem pelo triunfo. Acabou por ser o conjunto de Guimarães a sair vitorioso após o apito final, com o resultado de 31-32.

Apesar do triunfo, o Xico Andebol mantém-se na última posição do Grupo B da Fase Final do Campeonato Andebol 1, com 35 pontos. A duas jornadas do fim, a equipa de Guimarães ficou sem hipóteses matemáticas de sair da zona de despromoção, já que está a quatro pontos da primeira equipa acima da zona vermelha da tabela classificativa, o AC Fafe. Os vimaranenses perdem no confronto direto.

Na próxima jornada, o Xico Andebol desloca-se ao pavilhão da ADA Maia/ISMAI, no sábado, dia 26 de maio. No que diz respeito ao Belenenses, os lisboetas mantêm-se na segunda posição, com 51 pontos. No próximo jogo, enfrentam o Boa Hora FC.