Numa partida de ritmo baixo, o central do FC Porto fez o único tento. Os minhotos terminam a temporada com a primeira derrota caseira na era José Peseiro.
Em jogo a contar para a 34ª e última jornada da Liga NOS, o Vitória SC recebeu os campeões nacionais, o FC Porto, perdendo por uma bola a zero. Com as contas já resolvidas para ambos os emblemas, foi a equipa portuense que venceu, chegando assim aos 88 pontos, uma meta pretendida por Sérgio Conceição à entrada desta ronda.
Ainda antes do começo da partida, o capitão Moreno foi homenageado por parte dos responsáveis do clube, naquela que foi a época de despedida dos relvados.
Os primeiros quinze minutos foram algo monótonos dentro de campo, mas bastante quentes nas bancadas, obrigando mesmo a força policial a intervir na zona nascente do estádio. Aos 16 minutos, surgiu a primeira grande oportunidade do jogo. Rafael Martins, na cara de Vaná, não conseguiu colocar a bola no fundo das redes.
O jogo começou a ganhar mais velocidade, embora com um ligeiro ascendente portista. Marega, aos 23, obrigou Miguel Silva a defender para canto. Dez minutos depois foi Óliver a testar os reflexos do guardião vimaranense.
Os dragões tinham mais bola, mas sem nunca encontrarem o rumo da baliza dos homens da casa. O Vitória SC, no contra-ataque, causou bastante perigo e, aos 37 minutos, Wakaso, servido por Heldon, numa excelente posição, não conseguiu inaugurar o marcador. Chegava assim o final da primeira parte com o nulo a subsistir no marcador.
No reatamento, os dragões entraram pressionantes. Com um ritmo mais elevado, a turma de Sérgio Conceição obrigava a formação vimaranense a baixar as linhas. Aos 55 minutos, Herrera quase cabeceou para o fundo da baliza adversária.
À passagem da hora de jogo, o conjunto da cidade de Guimarães conseguiu equilibrar em termos de posse de bola e o encontro entrou numa fase de incerteza em relação ao seu vencedor. Até que, ao minuto 69, o FC Porto inaugurou o marcador.
Livre na esquerda batido por Alex Telles, com o central Marcano a aparecer solto de marcação na zona de penálti, cabeceando para o fundo da baliza minhota. Um golo que apareceu numa altura em que o Vitória SC até se encontrava melhor, mas uma desconcentração defensiva deitou tudo a perder.
Após o tento sofrido, a formação vitoriana tentou reagir, mas nunca com o sucesso pretendido. O treinador José Peseiro ainda mexeu na frente de ataque, com a entrada de Oscar aos 77 minutos, mas a equipa não encontrou soluções. Os agora campeões nacionais controlaram o jogo até ao fim, saindo da cidade de Guimarães com os três pontos.
Com este resultado, o Vitória SC despede-se assim da temporada 2017/2018, interrompendo o ciclo de dois triunfos consecutivos. O conjunto minhoto termina o campeonato com 43 pontos, na oitava posição, podendo ser ultrapassado pelo Boavista, que tem menos um jogo.