O Xico Andebol deslocou-se esta tarde a Aveiro para defrontar o São Bernardo. Num encontro renhido, a equipa minhota foi derrotada pela turma anfitriã.

Em jogo a contar para a oitava jornada da fase final do Grupo B do Campeonato Andebol 1, o Xico Andebol perdeu frente ao São Bernardo por 34-33. A equipa oriunda de Guimarães somou a quarta derrota consecutiva, encontrando-se abaixo da linha de água.

O Pavilhão Gimnodesportivo do São Bernardo, em Aveiro, foi o palco deste encontro. O apito inicial da partida deu-se e os golos foram surgindo de forma equiparada. A equipa anfitriã inaugurou o marcador e o Xico Andebol foi correndo atrás do prejuízo, alcançando em diversos momentos a igualdade na partida.

Contudo, aos 22 minutos, o placard apresentava a maior diferença pontual que se viria a registar na etapa inicial: quatro golos (14-10). Até ao apito final da primeira parte, o jogo manteve-se semelhante ao começo, terminando com um empate (15-15).

O regresso dos balneários trouxe uma turma minhota que procurava passar para a frente do marcador. Porém, o controlo do encontro foi tomado pelo São Bernardo, que construiu uma grande vantagem no resultado. Aos 47 minutos, vencia por 27-19.

Ainda assim, a formação do Minho não se rendeu e correu atrás do prejuízo, de tal forma que o encontro terminou com uma vitória apenas pela margem mínima da equipa de Aveiro, 34-33.

O melhor marcador da partida, Tiago Sousa, jogador da turma do São Bernardo, marcou dez golos, sendo decisivo para acabar com o histórico de três empates consecutivos da sua equipa.

Afonso Lima, atleta do conjunto minhoto, aproximou-se do adversário com o feito de sete tentos. No entanto, foi insuficiente para impedir a quarta derrota da formação proveniente de Guimarães.

O resultado final manteve o Xico Andebol no oitavo e último lugar do nível dos derrotados da primeira divisão nacional de andebol. Desta forma e com a derrota do AC Fafe, o São Bernardo encontra-se acima da zona de despromoção, no sexto posto.

O Xico Andebol, comando por Eduardo Fernandes, defronta, em casa, no sábado, a equipa lisboeta do Boa-Hora FC. Para a equipa de Aveiro, liderada pelo técnico João Alves, está reservado um encontro frente à ADA Maia/ISMAI.