Vaga de lesões e troca de treinador não afetaram prestação dos minhotos no campeonato e na Taça CERS. Já a campanha na Taça de Portugal foi desapontante.
A Juventude de Viana voltou a fazer uma época positiva. Os vianenses terminaram o Campeonato Nacional de Hóquei em Patins no sétimo posto, com 39 pontos, e foram eliminados da Taça de Portugal nos 16 avos-de-final. A nível europeu, atingiram os quartos-de-final da Taça CERS.
Os minhotos começaram a época 2017/18 com um triunfo no principal escalão da modalidade em Portugal. Contudo, a fase inicial da temporada foi ligeiramente conturbada. Apesar de vencer alguns jogos, a equipa de Viana do Castelo somou também várias derrotas.
Depois de um período menos positivo, a Juventude de Viana encontrou estabilidade nos resultados entre dezembro e janeiro, sofrendo apenas dois desaires. A partir daqui, começaram a surgir algumas lesões que afetaram o rendimento da equipa nas competições nacionais e internacionais.
Em fevereiro, o clube vianense foi eliminado pelo HC Braga nos 16 avos-de-final da Taça de Portugal. Por outro lado, em março, a turma de Viana do Castelo marcou presença nos quartos-de-final da Taça CERS, sendo eliminada pelo OC Barcelos.
Na reta final da temporada, o técnico principal Renato Garrido e o adjunto Edo Bosch trocaram a Juventude de Viana pela UD Oliveirense. André Azevedo foi o escolhido para o cargo.
Os minhotos terminaram a época com uma derrota frente ao OC Barcelos, em jogo a contar para a última jornada do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins. Com o sétimo posto assegurado, a equipa de Viana do Castelo apurou-se novamente para a Taça CERS.
Em 33 partidas oficiais, a Juventude de Viana somou 15 vitórias, três empates e 15 derrotas. Além disso, marcou 131 golos e sofreu 127.