Bicampeões procuram conquistar mais um troféu. Sete equipas tentam destronar a Squadra Azzurra.

Realiza-se no dia 23 de junho a quinta edição do Torneio Moisés Martins, no Pavilhão Desportivo da Universidade do Minho, em Gualtar. Com o principal objetivo de reunir atuais e ex-alunos de Ciências da Comunicação (anteriormente denominado Comunicação Social), a prova deste ano conta com oito equipas.

Tendo marcado presença em todas as edições, a Squadra Azzurra é a atual bicampeã da competição. No ano passado apresentou frescura física para lutar pela vitória nos últimos minutos dos jogos, vencendo a partida decisiva nas grandes penalidades. Ricardo Abreu, Bruno Simões, Luís Fernandes, Pedro Nogueira, Bruno Tomé, Delfim Machado, Rui Carvalho e Filipe Mazola são os atletas azuis e brancos.

A principal equipa do torneio continua a ser os Coxos. Trata-se da formação organizadora do Torneio Moisés Martins e de um crónico candidato ao título, sendo que nunca o conseguiu oficialmente – ganhou apenas uma edição experimental. A equipa é constituída por Phillipe Vieira, Alberto Teixeira, Rui Rocha, Luís Romano, Hugo Pires, Ivo Neto, João Santos e pelo mais recente reforço Sílvio Mendes.

Os primeiros vencedores do torneio marcam também presença. Os Africans vão dispor de Paulo Paulos, Miguel Machado, Pedro Avelar, Marcos Pereira, Isaac Franco, João Silva e Octávio Pedrosa para volta a ganhar o título. Depois da primeira conquista, a equipa foi a finalista vencida das duas edições seguintes.

Outro chamativo para esta competição é a participação dos atuais alunos de Ciências da Comunicação. Ainda inexperiente, a juventude promete ser um fator decisivo para a equipa. Em contrapartida com os anos anteriores, os CClianos juntam, nesta edição, as principais figuras. Fazem parte os atletas Daniel Monteiro, Tiago Aprígio, João Filipe Coelho, Pedro Sousa, Diogo Batista, Tiago Gonçalves, Abizi Santos, Hélio Carvalho e os dois guarda-redes Rui Guedes e Daniel Costa.

Clube totalista do torneio, mas sem presenças em finais, a Federação Desportiva Psicopito reforçou-se em quantidade e qualidade. A equipa conta com João Monteiro, Fábio Silva, Tiago Dias, João Vilares, Telmo Crisóstomo, Jorge Marques e Dominique Teixeira. É a atual vencedora do Prémio Fair Play.

Os Brácaros, formação extra-curso, que já têm duas presenças no torneio, voltam a marcar presença. No ano transato falharam a qualificação para a fase final, depois de perderem frente à turma dos professores e aos campeões em título.

Duas equipas estreiam-se este ano na prova. Os Tricky Maniacs (amigos bracarenses de Tricky), que pretendem homenagear o colega histórico, contam com João Aguiar, José Aristides, Nuno Isaac, Pedro Barros, André Sousa, Nuno Ramos, Bruno Guimarães e Nuno Silva.

Já os Amigos da Marmota (amigos bracarenses de Romano) pretendem ter o melhor jogador do torneio para, assim, levarem para casa o troféu de homenagem ao “pai” do torneio, Pedro Romano. Ricardo Borralheiro, Pedro Bastos, Bruno Rocha, Bruno Lages, José Pedro Silva e Luís Vásquez formam o plantel.

O grande destaque para esta edição é a ausência do We Shall See FC. Marcando presença desde o segundo ano, a equipa constituída maioritariamente por professores do curso não participa desta vez, tendo inclusive registado três rescisões com jogadores. Habituado a estas andanças, o clube já tinha conquistado o título na segunda edição do Torneio Moisés Martins.

As oito equipas estão divididas em dois grupos, sendo que os dois primeiros classificados de cada um apuram-se para as meias-finais. Coxos, Squadra Azzurra, Tricky Maniacs e Brácaros fazem parte do A, enquanto o B é constituído por CClianos, Federação Desportiva Psicopito, Amigos da Marmota e Africans.