O azar bateu à porta do Valença HC, que ficou a um ponto da manutenção.

O Valença HC está de regresso ao segundo escalão do hóquei patinado português. A vitória alcançada com distinção sobre a AD Valongo (7-5) acabou por não ser suficiente para atingir o objetivo principal da época.

Na última jornada, o fator casa era importante para os minhotos, que almejava também um resultado menos positivo do HC Braga para conseguir a permanência. Tiago Pereira inaugurou o marcador para o Valença HC logo no primeiro minuto. Por seu turno, Daniel Oliveira repôs a igualdade, sendo que Carlos Ramos consumiu a reviravolta com novo tento.

De seguida, José Campos colocou a equipa do Minho a par dos adversários no resultado, que voltaram a consumar um novo golo por intermédio de Xavier Cardoso. Ainda assim, Luís Viana apontou o terceiro tento para o conjunto liderado por Orlando Graça (3-3).

O jogo permanecia, desta forma, em aberto para o segundo tempo. No início da segunda parte, Luís Viana e Tiago Pereira bisaram. Contudo, a AD Valongo igualou a partida, através de Rúben Pereira e Luís Melo.

Já nos últimos minutos, José Braga e, uma vez mais, Luís Viana consolidaram o triunfo caseiro com dois golos. Apesar da vitória (7-5) contra um dos bons conjuntos do campeonato, o objetivo dos minhotos ficou a um ponto de ser atingido.

Posto isto, o Valença HC, 12º classificado, com 19 pontos, não evitou a descida para a segunda divisão. Por seu turno, a AD Valongo totalizou um total de 44 pontos, ocupando a quinta posição da tabela classificativa.