Durante todo o encontro, os anfitriões não conseguiram colocar-se na frente do marcador. A luta pela manutenção não depende só da equipa de Viana do Castelo.
Num encontro da 25ª e penúltima jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de Hóquei em Patins, o Valença HC foi derrotado por 4-6 frente à equipa da UD Oliveirense. Com este desaire, os minhotos continuam um ponto abaixo da linha de água.
Depois de três derrotas consecutivas, o conjunto de Orlando Graça procurava voltar às vitórias e igualar pontualmente o rival HC Braga (17 pontos). Contudo, a entrada da Oliveirense foi mais forte e, logo aos quatro minutos, surgiu o primeiro tento. Jepi foi o autor do golo.
Predispostos a mudar o rumo do jogo, o Valença conseguiu chegar ao empate, com golo de Miccoli. A partida encaminhava-se para o descanso, quando nos últimos segundos, através de grande-penalidade, Ricardo Barreiros colocou os visitantes em vantagem.
A etapa complementar trouxe duas equipas rejuvenescidas e golos para ambos os lados. A igualdade chegou logo pelo stick de Guido Oliva, mas rapidamente sucedem-se dois penáltis para a Oliveirense, com Ricardo Barreiros a concretizar ambos e a fazer o hat-trick (2-4). Já no último quarto de hora, os adeptos assistiram a mais quatro golos. Primeiro, Jepi completou também o seu hat-trick na partida, depois os golos de consolação de José Campos e Nuno Pereira, que fecharam o resultado final em 4-6.
Após esta partida, a descida está mais iminente, com o Valença HC a precisar de ganhar e o HC Braga a não poder vencer. No último jogo da época, os minhotos recebem o 5º classificado, o AD Valongo.