Realiza-se, esta quarta-feira, a terceira edição da mostra de curtas-metragens dos alunos de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho.
A Black Box do Gnration será o palco para a mostra dos melhores trabalhos de audiovisual e multimédia realizados pelos alunos de Ciências de Comunicação da Universidade do Minho em 2017/2018. O “Curtas CC”, que vai já na terceira edição, está marcado para a noite desta quarta-feira.
O evento consiste na exibição de curtas-metragens produzidas pelos alunos minhotos. Os filmes dividem-se pelas categorias de documentário, ficção/experimental, promo e animação e o público pode votar para eleger os seus favoritos.
Pedro Portela, diretor do curso de Ciências da Comunicação, explicou ao ComUM como são escolhidos os trabalhos a exibir. “As curtas foram selecionadas pelos cinco docentes da área de Audiovisual e Multimédia. Cada um propôs os trabalhos resultantes das suas unidades curriculares, produzidos neste ano letivo, que, no seu entender, teriam condições para fazer parte da mostra”. A decisão final foi, segundo o professor, tomada tendo em conta as categorias existentes e a duração prevista do evento.
Sobre a forma como o “Curtas CC” tem sido recebido pelo público, em particular pelos alunos, Pedro Portela sublinha o crescimento da iniciativa. “O que me parece é que a edição anterior cresceu relativamente à primeira, tanto em termos de pessoas presentes na sala como em entusiasmo por parte dos alunos. Julgo que para eles, principalmente para os da área de Audiovisual e Multimédia, esta é uma oportunidade de se confrontarem diretamente com as reações do público perante o seu trabalho”. O professor acredita que o evento é “uma experiência pedagógica” que pode ainda estimular os alunos vindouros “a fazerem mais e melhor.”
O festival, com entrada livre, contará ainda com momentos musicais protagonizados por alunos do curso. O programa de exibição dos trabalhos selecionados pode ser consultado aqui.