Mundial de Ciclismo Universitário decorre este ano no Minho. A competição é disputada nas vertentes de estrada e BTT e conta com participantes de 19 nacionalidades.

As cidades de Braga, Guimarães e Fafe recebem o Campeonato do Mundo de Ciclismo Universitário. A competição começa esta terça-feira com a vertente de estrada.

O contrarrelógio na cidade de Braga inicia a contenda. Guimarães, na quarta-feira, é o palco das provas de BTT XCO, ficando reservado para Fafe a categoria de BTT DHI, que é discutida na sexta-feira. Para sábado, último dia de competição, o ciclismo regressa à cidade dos Arcebispos, com a corrida de fundo a encerrar a competição.

O evento é organizado pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), que, em conjunto com os Serviços de Ação Social da Universidade do Minho, a Federação Portuguesa de Ciclismo, a Associação de Ciclismo do Minho e a Federação Portuguesa de Desporto Universitário levam o ciclismo às três cidades minhotas. Na competição estão inscritos mais de 200 atletas de 19 nacionalidades.

Na cerimónia de abertura, Nuno Reis, presidente da AAUM, abriu as hostilidades, mostrando-se confiante no sucesso da prova. Já Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, deu as boas-vindas aos participantes e evidenciou o apoio que a cidade minhota dá à competição que está inserida no programa da Cidade Europeia do Desporto 2018.

Os atletas desfilaram pelas ruas barcarenses ao ritmo dos Bomboémia, antes de serem apresentados no palco montado na Avenida Central. Para concluir a sessão de abertura, dois freestylers deliciaram os presentes com algumas acrobacias.