O xadrez está de volta ao concelho minhoto com o VI Torneio Internacional Cidade de Famalicão. Na competição estão presentes atletas de 12 nacionalidades.

A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco é o palco do VI Torneio Internacional Cidade de Famalicão. A competição conta com concorrentes de todo os globo. Com participantes do top-100 do xadrez mundial, 130 jogadores vão competir pela vitória. Os cabeças de cartaz deste ano são o canadiano Kevin Spragett, o cubano Lelys Martinez, o búlgaro Vladimir Petkov e o israelita Michael Oratovski. Todos tem o título de Grande Mestre.

O torneio fecha o Circuito Nacional de Clássicas. Sendo uma competição com nove sessões, este evento permite aos participantes lutarem pelo título nacional de Mestre. Esta é a principal novidade da edição deste ano. O prémio monetário também cativa, com o vencedor a arrecadar 900 euros.

Na conferência de imprensa, que decorreu na passada terça-feira, Mário Passos, vereador do Desporto da Câmara Municipal de V.N. de Famalicão referiu que “a câmara está atenta e reconhece todos os desportistas do concelho”. Numa competição organizada em conjunto com a Escola Cooperativa de Ensino Didáxis de Vale S. Cosme, com a Associação de Pais, com a Federação Nacional de Xadrez e com a Associação de Xadrez do Distrito de Braga, António Vinagre, diretor da Federação Nacional de Xadrez, afirmou que o torneio “serve para divulgar a modalidade à comunicação social”.

O evento começou este domingo com Mário Passos a executar o primeiro lance do torneio, de forma simbólica. A youtuber Inês Guimarães, mais conhecida por MathGurl, também marcou presença. A jovem contou uma história antiga sobre xadrez e deixou um desafio aos presentes, espicaçando-os a visitarem o canal para obterem a resposta ao “enigma” que deixou no ar. A competição prolonga-se até sábado.