O município bracarense considera importante a existência da interface. Ricardo Rio planeia, ainda, a criação de uma segunda estação no concelho.

A Câmara Municipal de Braga pretende uma ligação por comboio entre a estação e o aeroporto Francisco Sá Carneiro. A autarquia equaciona também a construção de uma nova estação de caminhos de ferro, para que o concelho se integre na linha ferroviária entre Porto e Vigo.

Para Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, a criação de uma interface que ligue a estação ferroviária ao aeroporto justifica-se perante o aumento exponencial do movimento turístico no norte do país. Em declarações à Rádio Universitária do Minho, o autarca afirma ser “impensável face à atratividade e dinamismo do aeroporto que não exista uma ligação ferroviária ao próprio, uma vez que boa parte do trânsito aéreo não é apenas para o Porto e é ele também distribuído pelo resto da euroregião”.

O edil salienta a relevância do aeroporto também para o noroeste espanhol, sendo que “alguns utilizadores galegos usam hoje o aeroporto Francisco Sá Carneiro como o principal ponto de acesso aeroportuário”.

A Câmara de Braga revela que também pretende erguer uma nova estação de caminhos de ferro na zona norte do concelho, por entre Cabreiros e Passos S. Julião, com o objetivo de colocar a cidade na rota ferroviária entre Porto e Vigo. Ricardo Rio declara que o município quer ser “um acesso fácil para os muitos turistas, profissionais, estudantes e cidadãos que se deslocam na linha do Minho.”. O autarca reconhece que “a situação de Braga tem constrangimentos porque a estação de caminhos de ferro não está integrada na linha de uma forma direta, os comboios fazem um desvio”.

A autarquia planeia apresentar as duas ideias na discussão pública do Programa Nacional de Investimentos. Ricardo Rio antecipa que, a serem realizados, os projetos se concretizem “num horizonte de quinze anos”.