Ato solidário tem o objetivo de recuperar as áreas perdidas nas chamas que deflagraram em solo algarvio, no passado dia 3. Espetáculo no céu ia acontecer no Dia do Município.

A Câmara de Esposende vai doar 7.380 euros a Monchique, valor que estava destinado a um espetáculo piromusical a ser realizado no passado 19 de agosto, mas que terá sido cancelado devido ao risco de incêndios.

A autarquia esposendense refere que o objetivo é ajudar Monchique a combater os danos causados pelo incêndio que assolou o concelho algarvio desde o passado dia 3 até ao 10 de agosto.

A inviabilização do espetáculo deveu-se ao significativo agravamento de risco de incêndio florestal, determinado pelo despacho do ministro da Administração Interna que declarou Situação de Alerta entre os dias 18 e 22 de agosto, de acordo com as previsões meteorológicas.

“Face à proibição de lançamento de fogo de artificio, o executivo municipal optou por cancelar o espetáculo e decidiu, num gesto de solidariedade, canalizar a verba correspondente para o município de Monchique, com vista à reparação dos danos causados pelo incêndio (…) nas habitações, atividades económicos e infraestruturas e, ainda, para a reflorestação das áreas ardidas”, referiu a Câmara de Esposende.

Segundo informações disponibilizadas pelo Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais, as chamas que deflagraram em Monchique destruíram perto de 28 mil hectares na região algarvia, provocando um prejuízo em habitações e infraestruturas municipais que ronda os 10 milhões de euros.

“Com esta iniciativa, pretende-se ajudar, aliviando, assim, o sofrimento daqueles que mais precisam, na mesma medida daquilo que gostaríamos que nos fizessem a nós num momento tão difícil e aflitivo como o que passaram”, disse Benjamim Pereira, presidente da autarquia minhota.