O tricampeão europeu conseguiu, finalmente, ganhar a medalha de ouro num Mundial, depois do bronze em 2015 e da prata dois anos volvidos.
O canoísta minhoto sagrou-se campeão do Mundo na categoria K1 1.000 metros, no final da manhã deste sábado. Com três títulos europeus consecutivos, Fernando Pimenta venceu a final do Mundial de canoagem que se realiza em Montemor-o-Velho. Com esta conquista, o atleta minhoto junta a medalha de ouro ao bronze de 2015 e à prata que arrecadou em 2017.
O tempo de 3.27,666 minutos foi suficiente para bater a concorrência do alemão Max Rendschmidt, que ficou no segundo lugar, e do checo Josef Dostal, que foi terceiro classificado. Depois de sagrar-se campeão do Mundo, Fernando Pimenta afirmou que “é o dia mais feliz da minha vida. Ainda nem acredito que isto aconteceu, aqui junto com os meus amigos”.
Marcelo Rebelo de Sousa já reagiu à conquista do atleta de Ponte de Lima e publicou uma mensagem a dar os parabéns pelo feito ao canoísta na página da Presidência.
Neste domingo, Pimenta defende o título mundial de K1 5.000 metros, uma distância não considerada olímpica.