Espaços de hotelaria e restauração da cidade bracarense acusados pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte de incumprimento das novas estruturas de salários.
A nova tabela salarial, aprovada no passado mês de junho, não está a ser cumprida pela grande maioria dos hotéis, restaurantes e cafés de Braga. Esta acusação surge após a visita do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte a vários estabelecimentos da cidade.
Francisco Figueiredo, do Sindicato, em declarações prestadas à Rádio Universidade do Minho (RUM), explicou que de forma generalizada “as empresas não cumprem com o contrato de trabalho”, acrescentando que “não só não cumprem com a nova tabela salarial, como não cumprem com os direitos” dos trabalhadores.
Garante também que as cargas máximas de trabalho não são também cumpridas, dando apenas “um dia de folga aos trabalhadores”. Francisco Figueiredo assegura que já foi feita uma denúncia à Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), para que seja garantida “a proteção laboral dos trabalhadores” e promete uma nova visita em setembro do Sindicato aos estabelecimentos comerciais para que a “situação fique definitivamente resolvida”.