Governo vai atribuir verbas a 11 concelhos minhotos para a melhoria dos regadios agrícolas. O norte e centro do país são os principais focos do plano de ajudas.
Diversos projetos de melhoramento de regadios no norte e centro do país vão ser apoiados pelo Governo, onde estão incluídos os distritos de Braga e Viana do Castelo. A ajuda anunciada pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural abrange 59 regadios com um total de cerca de 6,35 milhões de euros.
O Governo concede estes apoios através do Programa Nacional de Regadios, com o objetivo de uma maior valorização dos territórios e atividades agrícolas. Os apoios conferidos destinam-se à realização de obras de modernização para uma produção e uso mais eficiente da água. Os projetos de melhoramento alcançam cerca de 3700 explorações agrícolas num total superior a 1800 hectares de regadio.
O Programa Nacional de Regadios tem, na sua totalidade, um investimento em modernizações de 534 milhões de euros até 2022, criando cerca de 10.500 postos de trabalho. Os projetos aprovados prendem-se, na sua maioria, com terrenos agrícolas de cariz familiar, tendo como objetivo o fomento deste setor. O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, explica que estes apoios são pertinentes pelo estado degradado das estruturas de regadio, “nas quais não foi feito qualquer investimento de melhoria ao longo de décadas”. Na nota de anúncio das verbas é ainda referida a importância de o país melhorar o uso dos recursos de água devido às alterações climáticas e a possíveis tempos de escassez.
São abrangidos os distritos de Braga (Terras de Bouro, Barcelos, Vila Verde, Amares e Celorico de Basto) e Viana do Castelo (Arcos de Valdevez, Valença, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Melgaço). Porto, Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra são os restantes pontos do país que vão receber a ajuda do Governo.