Vaga de calor em território nacional leva Governo a tomar medidas excecionais até segunda-feira. Braga é um dos 11 distritos em alerta vermelho.

O Governo declarou, esta quarta-feira, que o país está em “situação de alerta” devido ao calor extremo e, consequentemente, ao elevado risco de incêndio. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Braga vai estar em alerta vermelho a partir das 23h59 de hoje até sexta-feira. Viana do Castelo está sob aviso laranja.

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, assinou o despacho que determina a Declaração da Situação de Alerta entre hoje e segunda-feira, para todo o território continental. Uma das medidas excecionais previstas é a “elevação do grau de prontidão e resposta operacional por parte da GNR e da PSP”, autorizando-se a “interrupção da licença de férias e/ou suspensão de folgas e períodos de descanso”. O objetivo é reforçar as operações de vigilância e patrulhamento, procurando afastar comportamentos que ponham em perigo a floresta. É, ainda, permitida a dispensa laboral de todos os bombeiros voluntários, junto das suas entidades patronais, públicas ou privadas.

O ministério assegurou também uma maior eficácia e mobilização de equipas de emergência médica, saúde pública e apoio psicossocial, assim como a permanência dos Sapadores Florestais, do Corpo Nacional de Agentes Florestais e dos Vigilantes da Natureza, que integram o dispositivo de prevenção e combate a incêndios. O aumento do nível de resposta das entidades com especial dever cooperativo nas áreas das comunicações (operadoras de redes fixas e móveis) e energia (transporte e distribuição) constitui outra das medidas governamentais.

Enquanto decorrer a situação de alerta, fica proibido o acesso, circulação e permanência em espaços florestais definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios, assim como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem. Também foi estabelecida a proibição de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, estando suspensas quaisquer autorizações que possam já ter sido emitidas.