Atleta cubano é o grande vencedor da competição. Luta pelo título nacional de Mestre foi a principal novidade.

A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco foi palco, durante a última semana, do VI Torneio Internacional Cidade de Famalicão. A competição juntou 121 xadrezistas de 12 nacionalidades diferentes, entre eles 20 mestres titulados, com destaque para o canadiano Kevin Spragett, o cubano Lelys Duany, o búlgaro Vladimir Petkov e o israelita Michael Oratovski.

O grande vencedor do torneio foi o atleta centro-americano, que somou 7,5 pontos em 9,0 possíveis. Desta forma, Duany leva para casa o prémio monetário de 900 euros. Nos restantes lugares do pódio ficaram os grandes mestres Spraggett e Petkov, que conquistaram 7,0 pontos, tendo o búlgaro perdido para o canadiano no critério de desempate.

A principal novidade deste ano foi a luta pelo título nacional de Mestre. O VI Torneio Internacional Cidade de Famalicão, organizado pela Didáxis Vale S. Cosme, encerrou o Circuito Nacional de Clássicas da Federação Portuguesa de Xadrez. Além da competição, houve também trocas de conhecimento entre os atletas mais jovens e os mais experientes.