Os copos reutilizáveis são grátis para quem adquirir o bilhete geral do evento. Os alunos da UMinho podem ajudar a poupar entre 50 a 60 mil copos de plástico descartável.
A Associação Académica da Universidade do Minho apresentou esta quarta-feira o projeto de utilização de copos reutilizáveis na edição deste ano da Receção ao Caloiro. Esta ação está inserida no Projeto Care, que tem levado copos sustentáveis a outros eventos da cidade de Guimarães.
Desenvolvido pela Vitrus, a empresa camarária responsável pelo saneamento e pelas questões ambientais de Guimarães, o Projeto Care já consegui implementar o uso de copos reutilizáveis em vários bares do centro histórico, assim como em vários eventos que acontecem na cidade. A parceria com a AAUM pretende estender esta consciência ambiental ao público mais jovem e diminuir gradualmente o consumo de plástico nas festas académicas, tal como explica o representante da empresa. Nuno Reis, presidente da AAUM agradece “a disponibilidade do Município de Guimarães para ajudar a fortalecer a consciência ambiental dos estudantes”.
O copo reutilizável para a Receção ao Caloiro será oferecido a quem adquirir o bilhete geral do evento. Para quem apenas adquirir o bilhete pontual “o copo terá um custo de um euro e pode ser utilizado durante todos os dias do evento”, refere André Wilson, vice-presidente do departamento Recreativo da AAUM. Já quem não quiser ficar com o copo no fim do evento existirão contentores específicos para os colocar.
Para além do copo reutilizável a AAUM vai aplicar outras medidas que têm como principal objetivo reduzir o impacto ambiental da edição deste ano da Receção ao caloiro. Segundo Nuno Reis os processos de encomendas de bebidas por parte das barraquinhas passam a ser feitos de forma digital, evitando o consumo excessivo de papel. Vão ser também reforçados os ecopontos dentro do recinto, sendo que existirá um entre cada duas barracas.
Em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães, a AAUM pretende reduzir o consumo de plástico na Receção ao Caloiro ao mesmo tempo que promove a consciência ambiental dos estudantes da academia minhota. Para Nuno Reis, “este tipo de projetos representa muito do que tem sido a atuação da AAUM ao longo deste último mandato.”
Reforça ainda que “este pode ser o ponto de partida para que mais tarde também se possa inserir os copos reutilizáveis no Enterro da Gata”. Para o presidente da Associação Académica é importante testar primeiro num evento mais pequeno para perceber a adesão dos alunos.
Com esta iniciativa as cerca de 20 mil pessoas que participam na Receção ao Caloiro da Universidade do Minho poderão ajudar a poupar entre 50 a 60 mil copos de plástico descartável.