O académico assumiu o seu novo cargo numa cerimónia decorrida na Reitoria da Universidade, onde se destacaram várias ideias com vista a melhorar o ensino e o recrutamento de novos alunos.

Manuel João Costa, professor da Escola de Medicina da Universidade do Minho, é o novo pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica. A cerimónia de tomada de posse ocorreu no Salão Nobre da Reitoria da universidade, no Largo do Paço, em Braga, na passada sexta-feira à tarde.

No discurso de aceitação do seu novo cargo, o pró-reitor identificou quatro objetivos fundamentais: disseminar uma atitude ousada que incentive a curiosidade dos alunos; melhorar as condições dos estudantes e do pessoal docente; conhecer melhor como os educandos se desenvolvem no meio académico da universidade; promover redes e comunidades que suscitem a discussão de propostas inovadoras.

Manuel João Costa contou que, quando começou a dar aulas, compreendeu que a sua experiência enquanto aluno não chegava para ensinar, “era necessário estudar e aprender mais”. O académico valorizou o trabalho de investigação produzido na Universidade do Minho, referindo o seu papel importante e reconhecido na inovação científica.

Rui Vieira de Castro, reitor da Universidade do Minho, afirmou que a dimensão educativa é um fator importante para a instituição se apresentar nas suas melhores condições, de modo a recrutar “mais e melhores estudantes”. Neste domínio, o dirigente comprometeu-se a combater o abandono do ensino superior pelos estudantes, bem como a ajudar os alunos a estarem aptos para o mundo profissional.

Deste modo, a reitoria promoverá iniciativas que tragam alunos pré-universitários a experimentar diferentes áreas de estudo, bem como um reforço dos programas de acompanhamento dos estudantes e de apoio à inserção destes no mercado de trabalho. Entretanto, a universidade pretende também integrar novas metodologias nas estratégias de ensino, face às atuais ferramentas científicas disponíveis.

Manuel João Costa sucede assim a Linda Veiga no cargo. Acerca da antiga pró-reitora, Rui Vieira de Castro destacou o seu “grande profissionalismo, grande dedicação e enorme lealdade”.