Após três dias de muita música, o Suave Fest chegou ao fim.

Terminou, este sábado, a quinta edição do Suave Fest. Numa noite dedicada à música eletrónica portuguesa, ouviu-se e dançou-se com Whales, GrandFather’s House e Ermo. A festa continuou noite dentro com Bazuuca, no Convívio Associação.

Repetentes do evento, foram os Whales os primeiros a subir ao palco montado no Largo da Misericórdia. O trio leiriense deparou-se com um público disperso, mas nem isso afetou a sua energia contagiante que, rapidamente, despertou quem os observava. Tocaram diversos temas do seu álbum de estreia homónimo, lançado este ano, como “Beyoncé, I Love You”, “Big Pulse Waves” e “Christian Young Man”. A noite começou, assim, com o pé direito e pronto a dançar.

Com o tom certo estabelecido, chegou a vez da performance dos GrandFather’s House. Já passava das onze da noite quando o quarteto de casacos cintilantes subiu ao palco. A voz poderosa de Rita Sampaio chamou a atenção de quem por lá passava, convidando cada vez mais gente a juntar-se à pequena multidão. Não falando muito, cumpriram o seu dever, proporcionando vários headbangers com temas como “Drunken Tears”, “You Got Nothing To Lose” e “Nah Nah Nah”. Tocaram, também, algumas músicas mais antigas, sempre com o seu característico som sensual e envolvente, como “Sweet Love Making” e “My Love”.

Com as caras tapadas e o “estaminé” luminoso montado, chegaram os Ermo. Por esta altura, o centro vimaranense já se encontrava reunido em frente ao Convívio Associação para ver o duo natural de Braga. Tocaram o seu mais recente álbum, “Lo-Fi Moda”, na íntegra, deliciando os fãs com os populares “ctrl + C ctrl + V”, “Vem nadar ao mar que enterra”, “Púrpura Pálido”, entre outros. Nomeados para um Globo de Ouro de “Melhor Grupo” este ano, foi evidente o porquê do sucesso do grupo. O espetáculo de luzes e fumo completou a vibe eletrónica e dance proporcionada por Ermo, não deixando ninguém indiferente à vontade de mexer o corpo ao som da música.

“Somos uns sortudos por termos músicos tão bons em Portugal”, declarou Rita Sampaio, durante a atuação de GrandFather’s House. Com isto em mente, terminou mais uma edição do Suave Fest, com três noites recheadas de boa música nacional da atualidade. Agora, resta-nos esperar pelo próximo ano e ver o que o Convívio Associação trará ao centro histórico vimaranense.