O novo cargo da professora catedrática Catarina Santos Serra marca um virar de página numa carreira até então dedicada à academia.

Catarina Santos Serra, professora na Escola de Direito da Universidade do Minho, tomou posse como juíza conselheira do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), na passada terça-feira. A catedrática assume assim uma nova etapa na sua carreira jurídica após vastos anos no meio académico.

A doutorada em Direito pela Universidade de Coimbra iniciou funções como assistente estagiária na Universidade do Minho, em 1991. Na instituição minhota, onde prestou provas de agregação em Direito Privado, Catarina Serra lecionou em diversos cursos de licenciatura e de mestrado. Além de professora, foi investigadora académica no domínio jurídico. A Escola de Direito afirma que a sua nomeação como juíza conselheira “representa o reconhecimento do seu contributo para a ciência jurídica portuguesa”.

A cerimónia de tomada de posse também concretizou a nomeação de oito outros juízes conselheiros. De acordo com a TSF, António Henriques Gaspar, presidente do STJ, afirmou que a instituição deve ser “um farol do sentido da lei para os cidadãos”, destacando o trabalho comum e a abertura ao debate de diferentes perspetivas.