Ontem foi o segundo e penúltimo dia do festival vimaranense.
A quinta edição do Suave Fest continuou esta sexta-feira com mais uma noite dedicada à música nacional. O arranque do segundo dia ficou a cargo de Mathilda, seguida por :papercutz e First Breath After Coma, num gradual aumento de entusiasmo por parte da plateia.
A noite começou mais cedo e, por volta das nove e meia, Mathilda sobe ao pequeno palco montado em frente ao Convívio Associação, no Largo da Misericórdia. Diz-se feliz por ali estar, na sua cidade natal, e acompanhada pelo guitarrista, Diogo, delicia os espetadores com a sua voz suave, tipicamente indie.
As poucas pessoas que se encontravam pelo centro histórico iam olhando e parando para escutar Mathilda, alter-ego de Mafalda Costa, de 18 anos. Contou a história de quando lhe ofereceram um ukelele, pelo 17º aniversário, e tocou o primeiro tema que compôs. Houve ainda tempo para um cover de Gobie Bear, intitulado “Animals”, que diz ser a sua música favorita do artista.
Uma hora se passou e o indie cedeu lugar ao pop eletrónico. É a vez de :papercutz darem música à cidade. Bruno Miguel, fundador do projeto, junta-se, mais uma vez, à voz de Catarina Miranda. A cantora dá largas à sua expressividade física, num frenesim de loops contínuos e numa sintonia evidente, junta-se ao teclista, criando harmonias improvisadas, acumulando sons em cima de sons. A dupla portuense tocou vários temas da longa carreira do projeto, sempre fiéis à criatividade eletrónica que os distingue.
Pela altura do último concerto da noite, uma pequena multidão tinha-se formado no Largo, ansiosa por First Breath After Coma. A atuação do grupo leiriense foi a mais aguardada do dia, o que se refletiu na energia desdobrada que ali se sentiu. “Blup”, “Gold Morning Days”, “Escape”, “Shoes for Man with No Feet” e “Apnea” foram alguns dos muitos temas interpretados pelo quinteto. Apesar de alguns problemas técnicos verificados ao longo do concerto, a banda não desiludiu os muitos fãs que ainda demandaram um último encore no final da atuação.
A quinta edição do Suave Fest termina hoje com concertos de Whales, GrandFather’s House e Ermo.