A Universidade do Minho apresenta uma ocupação de 98% com apenas 57 vagas por preencher.
A terceira fase de acesso termina as colocações no ensino superior para este ano letivo. A Universidade do Minho verifica uma ocupação de 98%, ficando apenas 57 vagas por preencher.
No que diz respeito às maiores médias nesta fase de acesso o curso de Engenharia e Gestão Industrial lidera a tabela da UMinho (17,8), seguindo-se a licenciatura em Gestão (16,4).
16 cursos da Universidade do Minho não obtiveram colocados nesta fase de acesso. Embora a maioria seja por não ter vagas sobrantes da fase anterior existem cursos em que nenhuma das vagas foi preenchida, como é o caso da nova licenciatura em Proteção Civil e Gestão do Território. O curso lecionado no Campus de Azurém não ocupou nenhuma das 17 vagas abertas para esta última fase de candidaturas ao ensino superior.
No total das três fases de acesso a UMinho recebeu 2812 novos estudantes, mais 92 do que no ano letivo passado.
A nível nacional foram cerca de 800 os alunos colocados na última fase de acesso ao ensino superior. Segundo a nota geral de divulgação de resultados apenas metade dos alunos de 12º ano que realizaram exames nacionais ingressou no ensino superior público. A percentagem de ocupação das universidades e institutos politécnicos públicos ronda, neste ano letivo, os 90%.