O Herói de Hacksaw Ridge foi lançado a 10 de Novembro de 2016. Trata-se de um drama biográfico que retrata uma história verídica passada durante a 2ª Guerra Mundial. Escrito por Andrew Knight e Robert Schenkkan, foi alvo de vários elogios e premiado diversas vezes pela Academia.
O filme retrata a incrível história de um jovem rapaz, Desmond Doss, que se sente na obrigação de, à semelhança de todos os outros rapazes da sua idade, defender o seu país na guerra. Contudo, há algo que o distingue dos restantes: ele recusa-se a utilizar qualquer tipo de arma e a matar o inimigo. Vai única e exclusivamente com o objetivo de ajudar, como médico do exército. Numa das batalhas, enquanto todos esperavam pelo nascer do dia, Doss toma uma das decisões mais arriscadas e heroicas da sua vida: volta para trás e salva 75 homens abandonados à morte. Acaba, surpreendentemente, por ajudar não só os seus camaradas como também soldados do inimigo.
Andrew Garfield, ator que interpreta Desmond Doss, é um pouco criticado pela semelhança nas suas expressões e falas, fazendo lembrar um pouco o seu Peter Parker no filme Homem Aranha. Contudo, cria-se uma grande empatia por toda a pureza e bondade demonstrada por este personagem. Este papel acabou por lhe render uma indicação ao Óscar de Melhor Ator, sendo esta merecida, na minha opinião. O resto do elenco é constituído por atores como Hugo Weavingnum, com um trabalho brilhante como pai de Doss, Vince Vaugh como Sargento Howell e Teresa Palmer que interpreta o amor de Doss, Dorothy Shutte, atuando de forma ótima em todas as suas cenas.
Este filme retrata atos de enorme coragem e heroísmo por parte do personagem principal! Através de cenas mais chocantes e realistas, o realizador faz chegar até ao espetador uma ideia do que é a guerra, tarefa árdua, mas que está muito bem conseguida. A fotografia, cenografia, efeitos sonoros e visuais acrescentam, sem dúvida, um realismo assustador à longa metragem. Como consequência disto, foi premiado com o Óscar de Melhor Filme e Melhor Mixagem de Som, com temas sombrios, românticos, dramáticos e épicos, propícios para cada ato.
O filme é quase como um “abre-olhos” para todos nós, afeta qualquer um emocionalmente e, por outro lado, coloca-nos a refletir sobre o nosso papel na sociedade e no facto de que poderíamos fazer muito mais pelo bem comum e pela paz mundial.
Título Original: Hacksaw Ridge
Argumento: Robert Schenkkan, Andrew Knight
Realização: Mel Gibson
Elenco: Andrew Garfield, Sam Worthington, Luke Bracey
2016
EUA