O Presidente da República condecorou, esta terça-feira, várias personalidades militares e civis, no Palácio de Belém. O ex-reitor da Universidade do Minho recebeu a Grã-Cruz da Ordem Da Instituição Pública.
O ex-reitor da UMinho, António M. Cunha, recebeu a Grã-Cruz da Ordem Da Instituição Pública, atribuída pelo Presidente da República. Esta ordem honorífica Portuguesa destina-se a galardoar os altos serviços prestados na educação e no ensino.
A sua origem remota a 1927 com a criação da Ordem da Instituição e da Benemerência. Dois anos depois, foi dividida em duas ordens distintas, a ordem de Benemerência (atual Ordem da Instituição Pública) e a ordem da Instituição Pública.
Nascido em 1961, António M. Cunha licenciou-se a 1984 no curso de Engenharia do Produta, na UMinho, a 1984. Sete anos depois doutorou-se em Ciência e Engenharia de Polímeros. Entre 2005 e 2009 foi professor da Escola de Engenharia e a partir de 2009 até ao ano transato, 2017, exerceu funções na UMinho como reitor.
Para além disso, é presidente do Laboratório Colaborativo em Transformação Digital (DTx), co-chairman do Programa MIT Portugal e do projeto Bosch-UMinho, bem como membro do board do INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia e da administração do CEIIA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto.