Palestra sobre Direito no Futebol contou com a presença de António Pedro Peixoto, Hugo Nunes e António Bessa.

Realizou-se, esta quarta-feira, no auditório Nobre da Escola de Direito, a palestra “Direito no Futebol: Realidade de um Jurista no Mundo do Futebol”, que se insere no evento “Semana de Direito”. A palestra contou com oradores do mundo da advocacia, nomeadamente António Pedro Peixoto “Pli”, advogado do Clube Desportivo das Aves, Hugo Nunes, advogado do Futebol Clube do Porto, e António Bessa, advogado na empresa “Nadvogados”.

Depois das apresentações dos oradores, foram abordados vários assuntos relacionados com a temática “Direito no Futebol”. Os convidados começaram por falar dos contratos de trabalho dos jogadores profissionais e do papel dos atletas na concretização dos vínculos. Para além disso, explicaram ainda quem coordena e dirige a principal e secundária liga portuguesa.

Sandra Filipa Torres/ ComUM

Outro dos assuntos tratados esteve relacionado com a forma como se iniciam os processos disciplinares. Por último, mas não menos importante, a questão da profissionalização da arbitragem em Portugal também esteve em debate na palestra.

No decurso da cerimónia, os três oradores tentaram sempre mostrar o gosto pelo seu ofício, de forma a motivar a parte da plateia que era composta por estudantes de Direito. Houve ainda tempo para histórias pessoais dos advogados, que serviram de exemplo para explicar os assuntos tratados.