Equipas reitorais revelam uma grande preocupação em relação ao futuro da região na próxima década.

As três universidades do consórcio UNorte.pt  Universidade do Minho, do Porto e de Trás-os-Montes e Alto Douro – alertam para a necessidade da aposta da região no investimento em investigação e inovação e na garantia de financiamentos institucionais com base em fundos estatais. Na reunião do consórcio realizada esta quarta-feira, em Vila Real, estas universidades salientaram que acreditam ter um papel ativo na preparação do programa Europa 2030.

Aumentar o número de estudantes e as dinâmicas de internacionalização em curso são alguns dos objetivos das universidades do consórcio UNorte.pt que, para tal, continuam a empenhar-se na aposta na ação social. Além disso, de modo a desmaterializar e simplificar processos, as três instituições deram um particular destaque à tarefa de desenvolver e partilhar as boas práticas de modernização administrativa.

No que toca aos projetos estratégicos de Investigação e Desenvolvimento, preparados pelo UNorte.pt, apesar da sua importância tanto para a região como para o consórcio, ainda esperam um aviso por parte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte ao abrigo do Norte 2020.

O final da reunião foi marcado pela congratulação dos reitores das três instituições relativamente aos resultados, na qual relembraram o compromisso com os objetivos definidos antes da criação do consórcio. Para tal, o consórcio UNorte.pt pretende organizar uma iniciativa regional para a construção de uma agenda da região norte para os próximos dez anos e para o desenvolvimento de uma região mais competitiva e coerente.