Reunião teve como ponto único a aprovação da nova comissão de acerto de estatutos da AAUM.

Nomear os elementos constituintes da Comissão Estatutária da Associação Académica da Universidade do Minho Ocorreu foi o propósito da Reunião Geral de Alunos (RGA) de cariz extraordinário, esta terça-feira, no Campus de Azurém.

Sofia Alcaide, presidente da mesa da RGA, destacou a urgência do início dos trabalhos para a revisão estatutária e explicou que, tendo a AAUM ganho maiores dimensões ao longo dos anos, a presente comissão não era suficientemente representativa. Segundo a presidente “a realidade da AAUM foi-se alterando ao longo dos anos, nomeadamente no que diz respeito à dimensão e às áreas de atuação”.

A mesa propôs, então, que o novo órgão deliberativo máximo fosse constituído por dois membros de cada órgão de Governo da Associação, dois da direção, dois da mesa e dois do Conselho Fiscal e Jurisdicional, um Alumni – no caso, o último presidente da RGA que conseguiu levar a cabo com sucesso alguns trabalhos para a tarefa em questão há alguns anos – um representante dos núcleos eleito em assembleia dos mesmos, um representante dos grupos culturais, eleito em plenário, um dos delegados, eleito em assembleia de delegados, um estudante-atleta e um bolseiro, ambos nomeados pela associação.

A proposta foi aceite por unanimidade entre os estudantes presentes e será levada a discussão no prazo máximo de um ano, onde podem ser incluídas as sugestões dos alunos, no período respetivo.A próxima RGA será ainda marcada pela mesa, em data a confirmar.