Formação famalicense está de regresso à elite do hóquei em patins português. Primeiro jogo é já neste sábado, pelas 21h30 em Barcelos.

O Riba d’Ave HC terminou a época passada em primeiro lugar da segunda divisão (zona norte), conseguindo assim a subida para a primeira divisão. Apesar de terem perdido o título de campeão para o SL Benfica B, a pré-época repleta de triunfos criou expectativas altas para os minhotos.

A formação de Hugo Azevedo venceu 22 dos 28 jogos que disputou na temporada de 2017/18. Uma derrota diferenciou a prestação dos famalicenses do AD Sanjoanense, que, com menos um ponto, deixou fugir a promoção para o patamar superior da modalidade.

Como primeiros classificados da zona norte, a turma minhota enfrentou o SL Benfica B (campeão da zona sul) numa final jogada em duas mãos, para apurar o campeão. O empate (4-4) e a derrota por 9-5 impediram o Riba d’Ave HC de conseguir o título da segunda divisão.

Os ribadavenses tiveram uma prestação muito promissora nesta pré-época. Conquistaram a XII Taça Jorge Coutinho, depois de vencerem o OC Barcelos na final por 5-4, e ganharam o Torneio Lavroquiada, frente ao CD Póvoa por 2-1. Além disso, também no Torneio Cidade de Famalicão o Riba d’Ave HC conseguiu o primeiro lugar, ao derrotar a AD Limianos por 7-4. Já no Torneio Cidade de Maia, a equipa de Vila Nova de Famalicão ficou-se pelo quinto posto.

A nível de reforços, o conjunto famalicense assegurou a contratação de atletas como Pedro Freitas, Diogo Seixas e Diogo Casanova (ex- AA Espinho), Tomás Pereira (ex- Sporting) e Nuno Pereira, atleta que regressa ao Riba d’Ave HC depois de uma passagem pelo Valença.

Com os resultados positivos na preparação desta temporada, a turma minhota faz crer que se vai fazer ouvir no meio dos clubes mais conceituados que compõem a primeira divisão de hóquei em patins. O primeiro teste é já este sábado, em casa do OC Barcelos, pelas 21h30.