O Triciclo é um conjunto de concertos e outros eventos musicais, a decorrer em Barcelos ao longo do outono, com foco em artistas alternativos.

Começa esta quinta-feira e decorre até dia 20 de dezembro a primeira edição do Triciclo. A iniciativa, organizada em parceria com o Município, decorrerá em vários pontos do centro histórico da cidade de Barcelos.

Ao longo dos próximos três meses, a cidade do galo acolherá concertos esporádicos de vários artistas de música alternativa. Os Três Tristes Tigres, banda popular dos anos 90, dão o mote com uma atuação no Teatro Gil Vicente, a 4 de outubro. No próximo dia 20, o Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB) recebe Tresor&Bosxh, uma banda local de dança e eletrónica, bem como os brasileiros de rock psicadélico Boogarins.

Em novembro é a vez do duo experimental Lavoisier, com concerto dia 3 de novembro no claustro dos Paços do Concelho, a quem se seguem os Harmonies no dia 18 de novembro, no Salão Nobre do mesmo espaço. No dia 8 de dezembro, o Teatro Gil Vicente recebe um novo espetáculo, “Vou-te contar uma história sobre Barcelos”, que consiste num tributo de jovens músicos barcelenses a bandas locais. O ciclo encerra com a performance do guitarrista Norberto Lobo, com presença agendada para a Galeria Municipal de Arte no dia 20 de dezembro.

João Coutada, membro da organização, contou que a ideia do projeto circula em torno da música alternativa portuguesa, apesar do facto de que os nomes anunciados não se restringem a artistas lusos. Para o cartaz, admite que foram escolhidos artistas por quem os promotores nutrem admiração, sendo que, enquanto músicos, trabalharam com alguns deles. Os organizadores procuraram selecionar músicos “que não sejam muito diferentes, mas que dentro do estilo alternativo sejam distintos nos seus estilos, como jazz ou songwriting”.

Com experiência prévia na organização de eventos musicais, João Coutada espera “que as casas encham” para os concertos. Apesar de reconhecer que em alguns casos o espaço disponível não comporta muita gente, no geral “as expectativas são altas, porque é um cartaz muito rico”.

Para além dos concertos, estão previstos dois showcases, com os Boogarins no Café Concerto do Teatro Gil Vicente, a 20 de outubro, e com Norberto Lobo na Torre Medieval, a 20 de dezembro. Por fim, os Lavoisier darão um workshop na Escola Secundária Alcaides de Faria, no dia 2 de novembro.