Em julho estreou finalmente Loving Pablo, uma adaptação feita da vida de Pablo Escobar ao mundo do cinema, dirigida por Fernando León de Aranoa. Neste filme é-nos dado a conhecer os dois mundos deste homem que foi o maior traficante de droga na America: o mundo do narcotráfico e o mundo da família.
A história é narrada por uma das suas mais famosas amantes, Virgína Vallejo, que teve um acesso primordial tanto ao foro privado, como também ao negócio de Escobar. A sua narração permite ao espectador criar uma ligação intimista com o filme, apresentando este, por conseguinte, um carácter mais bibliográfico. Ao longo da longa-metragem, Virgínia vai revelando o modo como este traficante geria o seu negócio ao mesmo tempo que controlava a actividade política do seu país, a Colômbia. O seu único propósito era a busca insaciável por respeito, o que fez com que se candidatasse às eleições de deputado federal, das quais sai vitorioso. Conseguiu despertar um ódio tão grande aos políticos e polícias americanos, que estes montaram uma operação de captura com técnicas muito avançadas para prendê-lo, usando o seu ponto fraco como armadilha: a sua família.
De facto, este filme ganha uma outra dimensão graças à grande performance feita por Javier Bardem, ao interpretar o “patrón” – nome pelo qual tratavam Pablo Escobar no meio do narcotráfico. Com efeito, Bardem conseguiu trabalhar de forma exímia o seu personagem e retractá-lo com bastante veracidade, ao mesmo tempo que criou cenas memoráveis e intemporais, como quando corre nu pela floresta do Sul da América para fugir à polícia – uma das cenas mais comentadas e lembradas do filme, que não deixa ninguém indiferente.
Considero, ainda, que este é um filme que consegue captar a atenção, pois tem sempre presente o factor suspense. Faz-nos questionar constantemente quais serão os próximos passos daquele homem, que muita das vezes não tem qualquer tipo de escrúpulos a tomar as suas decisões, provocando uma fúria inigualável nos espectadores. No entanto, o tema apresentado é já muito trabalhado em Hollywood, pelo que apesar dos esforços para combater esta problemática, Loving Pablo não apresenta um conteúdo muito original.
Título Original: Loving Pablo
Argumento: Fernando León de Aranoa, Virginia Vallejo
Realização: Fernando León de Aranoa
Elenco: Javier Bardem, Penélope Cruz, Peter Sarsgaard, Shepard, Santoro.
Espanha/Bulgária
2018