João Lima e Nuno Castro, alunos de medicina da Universidade do Minho, são os autores do vídeo sobre depressão que valeu o primeiro lugar em concurso.
Alunos da Escola de Medicina da Universidade do Minho ganham o primeiro lugar nos prémios Angelini University Awards com a criação de um vídeo de promoção da saúde mental. O vídeo visa desmitificar alguns dos tabus acerca da depressão.
O vídeo, que pode ser encontrado aqui, além de contextualizar (com dados reais) apresenta alguns dos possíveis tratamentos para o combate com a depressão. O trabalho premiado demostra como é difícil de diagnosticar e por isso de a tratar corretamente a doença. É possível, também, compreender os sintomas da depressão e alertar para alguns preconceitos existentes na sociedade.
A iniciativa de criar uma ação digital para a sensibilização partiu de João Lima e Nuno Castro, alunos de Medicina da academia minhota, que contaram com a orientação de Pedro Morgado, docente e especialista em doenças mentais. Os alunos pretendem continuar a promover a saúde mental e têm já planeados novos vídeos. Os novos projetos utilizarão o dinheiro do prémio deste concurso. Surge, também, uma campanha de crowdfunding de forma a maximizar o alcance nesta iniciativa.
Além da equipa de alunos de Medicina, o projeto contou com a participação de uma equipa de médicos do Serviço de Psiquiatria do Hospital de Braga – Célia Soares, Daniela Vilaverde e Ricardo Teixeira Ribeiro). O vídeo contou com o trabalho gráfico de Francisco Araújo e com a animação de Marina Gonçalves Reis.