A atual sede da AAUM situa-se na Rua D. Pedro V há mais de 20 anos.
A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) está à procura de uma nova sede. A informação foi avançada pelo presidente da AAUM, Nuno Reis, na Reunião Geral de Alunos desta terça-feira.
Segundo Nuno Reis, o nível de degradação da infraestrutura atual aumenta cada vez mais a necessidade de uma nova. A construção está mais perto de se tornar uma realidade depois de a reitoria ter disponibilizado um espaço nas imediações do Serviços de Ação Social. “É um terreno bastante acidentado”, diz o presidente da AAUM, reconhecendo a necessidade da realização de obras. As conversações entre a Associação Académica e a reitoria estão ainda em aberto.
Perante todas as soluções possíveis, o presidente da AAUM afirma, em declarações à Rádio Universitária do Minho, que a construção de uma sede “parece efetivamente viável num conjunto de dois ou três anos”. Para já, “é preciso uma reflexão alargada” para que seja assegurada a rentabilidade do espaço, de acordo com o orçamento disponível.
Nuno Reis refere que o novo local tem de ter “um espaço para os grupos culturais ensaiarem, um espaço de trabalho para a direção e o Bar Académico”. O presidente diz ainda que para o avanço deste projeto vão ser ouvidos os grupos culturais, os núcleos de estudantes e a reitoria da Universidade.
Confiante da disponibilização do espaço pela reitoria, Nuno Reis assegura que a sede da AAUM terá ainda de “comportar serviços, espaços de co-working e espaços que poderão ser cedidos a núcleos e secções”.
Em 2014, a antiga Fábrica Confiança e, posteriormente, os terrenos próximos à Casa da Saúde já tinham sido possibilidades apresentadas para uma nova casa da AAUM.