Minhotos perderam por 32-26 e somaram a quarta derrota no campeonato. Nuno Silva foi o melhor marcador da equipa minhota com sete golos
A nona jornada da Campeonato Andebol 1 trouxe mais um clássico do andebol português ao pôr frente a frente SL Benfica e ABC/UMinho. O vice-campeão nacional a jogar em casa dominou o encontro e ganhou 32-26.
O apito inicial soou no Pavilhão nº2 da Luz e desde os minutos iniciais estava percetível a diferença de poderio das duas equipas esta época. Os visitados começaram a construir uma vitória folgada e nos primeiros dez minutos do primeiro tempo a diferença no marcador estava já nos 5 golos (8-3).
O académico ainda tentou reagir, mas ao recolher aos balneários, o placard assinalava 17-13.
A segunda parte começou e a história repetiu-se. A desigualdade de oito golos à passagem do minuto 45, colocava ponto final na partida. Os pupilos de Jorge Rito não tinham armas suficientes para contrariar o favoritismo, e viram o ataque encarnado destronar a sua muralha defensiva. A equipa liderada por Carlos Resende limitou-se, posteriormente, a controlar o jogo. O encontro entre estes dois históricos emblemas terminou em 32-26.
Nuno Grilo foi o destaque da partida com oito tiros certeiros. Por outro lado, Nuno Silva mostrou-se ser o mais inconformado dos visitantes e fez a bola rolar as redes por sete vezes.
Com este resultado, o SL Benfica sobe provisoriamente ao primeiro lugar enquanto o ABC/UMinho fica no sétimo lugar da grelha. Na próxima jornada, perante os seus adeptos, os minhotos vão tentar encerrar o ciclo negativo de duas derrotas frente ao Maia/ISMAI. Os encarnados por sua vez deslocam-se ao pavilhão do Águas Santas.