Escrito e dirigido por Brandon Camp, “Benji” surge em 2018 como um remake do filme de 1974 com o mesmo nome, mas dirigido pelo pai do atual realizador. Quando se junta o “melhor do mundo” ao “melhor amigo do homem” o resultado só poderia ser bestial e este incrível filme representa essa mesma junção.

benji, netflix, 2018

Benji era um cão de rua que um dia, por coincidência ou até destino, encontra Carter. Este decide levar o seu novo amigo para casa através de um rasto criado por morangos. A partir daqui toda uma história se desenvolve: Carter vivia com a irmã e a mãe, que desde logo recusa a presença do rafeiro lá em casa. Os irmãos ficam desconsolados, mas nada podem fazer. A simplicidade, ingenuidade e bondade das crianças encontra-se explicita ao longo do filme, mas sobressai quando os dois decidem juntar dinheiro para reaver um relógio do pai. Todos os dias Carter juntava mais uns trocos e ia levá-los à loja. Um dia, enquanto o estabelecimento era assaltado, as crianças vão lá ter, como de costume. Quando entram, o dono tenta imediatamente que elas saiam dali, dizendo que já tinha vendido o relógio. O problema é que isto não as afasta, muito pelo contrário. Os miúdos acabam por ser raptados e Benji é o primeiro a sair à procura deles.

benji, netflix, 2018

Gabriel Bateman e Darby Camp interpretam Carter e Frankie, respectivamente. Têm sem dúvida uma prestação muito boa, contribuindo muito para o caráter humorístico do filme! Para além disso, passam ao público os sentimentos e reações pretendidos, da melhor forma. O cão que está no papel de Benji mostra um conjunto de habilidades incríveis que acabam por dividir a opinião do público, isto porque se afastam um pouco da realidade. Abrir uma porta com uma chave é uma das situações exemplo disso mesmo. Como parte do elenco, temos ainda Will Rothhaar como Syd, Angus Sampson no papel de Titus, Jerod Haynes como Lyle e Kiele Sanchez interpretando Whitney.

benji, netflix, 2018

Apesar de ser um filme com um ritmo lento e calmo desperta no público bastante curiosidade sobre o que irá acontecer a seguir. A trilha sonora adequa-se bastante às diversas cenas e todo o filme tem um impacto engraçado sobre o espetador: tanto o faz rir como rapidamente o emociona. Este misto de emoções é, na minha opinião, muito interessante e um ponto positivo.

Visto que se trata de um remake, “Benji” tem ainda traços da história original, a sua essência permanece a mesma, mas é-nos apresentada de uma forma atual e moderna. Decerto que estamos perante um filme cheio de mensagens importantes e que é de aconselhável visualização, ótimo para ser visto em família!