Na celebração do aniversário do ICS, reitor garante verbas para a construção de Centro de Multimédia. Projeto é desejado há 20 anos pelo instituto.
O reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira Castro, assegurou que o Centro de Multimédia do Instituto de Ciências Sociais (ICS) é um projeto para breve. O anúncio foi feito esta quinta-feira na celebração do 42º aniversário da escola. A comemoração contou com a presença do geógrafo Álvaro Domingues.
O novo projeto, há muito desejado pelo ICS, apesar de dispendioso, integra o orçamento de 2019 da instituição minhota. Além do mais, o reitor assegurou que o instituto contará com mais 15 investigadores no próximo ano. Rui Vieira Castro relembrou a importância da existência do instituto de Ciências Sociais, afirmando que “o ICS é uma escola bem enraizada na história da Universidade do Minho”.
Para além da nova intenção anunciada pelo reitor a presidente do ICS, Helena Sousa, destaca três novos projetos realizados no último ano com “uma sensação de dever cumprido”. Acredita que a nova licenciatura em Proteção Civil e Gestão do Território, o Mestrado em Comunicação de Ciência e o Mestrado em Turismo apresentam um marco de inovação para a escola.
A presidente do ICS referiu a importância da articulação do instituto com diversos órgãos – empresas e outras escolas – não deixando de dar especial atenção às empresas bracarenses Bosch e Primavera.
A cerimónia contou, ainda, com a presença de Álvaro Domingues, geógrafo e docente da Universidade do Porto. O docente trouxe até ao ICS uma conferência intitulada de “Mais parece esta província uma cidade continuada”. A comemoração contou, também, com um momento musical por parte do duo Maria Quê, formado por antigas alunas do ICS, Catarina Silva e Juliana Ramalho.
Rafaela Ribeiro e Pedro Serrasqueiro